Tenho um problema

não gosto de ler! A jornada formativa de uma mediadora de leitura

Autores

  • Flavia Zuberman Ministério de Educação | Argentina
  • Marly Amarilha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13290

Palavras-chave:

Leitura de literatura. Mediação. Formação docente.

Resumo

O artigo focaliza aspectos de um trabalho etnometodológico que teve como lócus uma escola pública estadual, de ensino fundamental, em Natal – RN (Brasil). Investigou a recepção da leitura de literatura por parte de uma professora de 4º ano, que revelou não gostar de ler nem se considerar leitora de literatura. Os fundamentos teóricos baseiam-se, principalmente, em Coulon (1995a, 1995b), Vigotsky (1989, 1991, 2003), Graves e Graves (1995), Smith (1991), Jauss (2002), Iser (1996, 1999) e Amarilha (2012, 2013). Com escuta sensível, procurou-se fornecer andaime à professora em 30 sessões de leitura. Os procedimentos do trabalho foram aplicados com flexibilidade, objetivando atender ao processo formativo. Foram instrumentos duas entrevistas semiestruturadas com a professora, no início e no fim da pesquisa e, um diário de campo. Ressalta-se que, na leitura, a relação texto-vida foi estabelecida pela professora ainda com certa ingenuidade, o que a impediu de vivenciar o ficcional como uma atividade simbólica, lúdica. Entretanto, houve mudanças e a mediação foi fundamental nesse percurso.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Zuberman, F., & Amarilha, M. (2017). Tenho um problema: não gosto de ler! A jornada formativa de uma mediadora de leitura. Revista Educação Em Questão, 55(46), 14–33. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13290

Edição

Seção

Artigos