A dimensão social e política da autonomia

questões e percepções no ensino superior

Autores

  • Denise Aparecida Brito Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Albertina Lima Oliveira Universidade de Coimbra
  • Ana Maria Seixas Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292

Palavras-chave:

Autonomia. Docência. Ensino Superior. Prática reflexiva.

Resumo

Este artigo está ancorado nos conceitos formulados e apresentados por Paulo Freire (1996), autonomia como construção a partir de um espaço crítico e libertador, e José Contreras (2002), autonomia como um dos elementos da profissionalização, e objetiva refletir a forma como os docentes do ensino superior compreendem o significado de autonomia nos seus espaços e práticas profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Universidades Públicas e duas Faculdades Particulares na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, Brasil, com 25 professores que manifestaram a sua opinião sobre as temáticas em análise numa perspectiva comparativa, através de um questionário maioritariamente de respostas fechadas. Foi dada prioridade à pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva e concluímos que, apesar do avanço no campo da autonomia, muito ainda se tem a fazer no domínio da reflexão e construção da autonomia docente, nos contextos analisados, e que há obstáculos importantes a serem superados.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Barreto, D. A. B., Oliveira, A. L., & Seixas, A. M. (2017). A dimensão social e política da autonomia: questões e percepções no ensino superior. Revista Educação Em Questão, 55(46), 59–83. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13292

Edição

Seção

Artigos