Estado da arte de pesquisas sobre problemas de comportamento no contexto escolar

Autores

  • Solange Pereira Marques Rossato Universidade Estadual de Maringá- PR

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14360

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Problemas de comportamento, Queixa escolar, Educação

Resumo

A queixa escolar, relacionada aos problemas de comportamento apresentados pelas crianças e adolescentes, é frequentemente associada a um problema de saúde, em uma individualização dos problemas. Com base nessa constatação, este trabalho teve por objetivo analisar artigos que versavam sobre problemas de comportamento, publicados em periódicos científicos, entre os anos de 1990 e 2014, identificando as concepções circunscritas nesses periódicos. Foram realizadas pesquisas em bancos de dados e indexadores e, sobre o tema em questão, selecionando os artigos referentes à área da Psicologia e Educação, resultando em um total de 47 textos. A análise e discussão se fundamentaram na Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontam que, em 72,4% dos artigos, os problemas de comportamento são compreendidos como centrado no indivíduo, desvinculando-os da totalidade que envolve o processo de escolarização, da sociedade em que é produzido, do modo de produção que impera, realizando, assim, uma análise reducionista e limitada do fenômeno.

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Biografia do Autor

Solange Pereira Marques Rossato, Universidade Estadual de Maringá- PR

Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá Área: Psicologia Escolar e Educacional

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Rossato, S. P. M. (2018). Estado da arte de pesquisas sobre problemas de comportamento no contexto escolar. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14360

Edição

Seção

Artigos