O lugar do PAR na gestão dos sistemas de educação:

uma análise dos municípios de Natal/RN e Belém/PA

  • Maria Goretti Cabral Barbalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Dayse Henriques de Camargo Secretaria Estadual de Educação do Pará
  • Rute Régis de Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Política educacional, Gestão da educação, Plano de Ações Articuladas

Resumo

O presente artigo pretende discutir, em primeiro plano, as concepções de gestão identificadas no Plano de Ações Articuladas (PAR); em segundo lugar, alguns aspectos do cenário da gestão educacional definidos pelos municípios de Natal e Belém. O estudo fundamenta-se na análise do referencial bibliográfico e documental pertinente à temática em discussão, além de depoimentos de atores envolvidos na gestão educacional dos municípios pesquisados. A discussão aqui empreendida possibilitou a constatação de que, embora o discurso da gestão democrática apareça na dimensão da gestão educacional do PAR, todo o encaminhamento metodológico do instrumento está direcionado na perspectiva do planejamento estratégico, fundamentado na racionalidade técnica e no controle de resultados, desconsiderando a base pedagógica, política e econômica que torna possível a sua legitimação. Belém e Natal, por não apresentarem as condições políticas e estruturais para a efetivação de seu planejamento educacional, carecem do suporte técnico e financeiro da União.

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Publicado
11-12-2018
Como Citar
Cabral Barbalho, M. G., Camargo, M. D. H. de, & Silva, R. R. de O. da. (2018). O lugar do PAR na gestão dos sistemas de educação:. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14754
Seção
Artigos