El lugar del PAR en la gestión de los sistemas de educación:
un análisis de los municipios de Natal/RN y Belém/PA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14754Palabras clave:
Política educativa, Gestión de la educación, Plan de Acciones ArticuladasResumen
El presente artículo pretende discutir, en primer plano, las concepciones de gestión identificadas en el Plan de Acciones Articuladas (PAR); en segundo lugar, algunos aspectos del escenario de la gestión educativa definidos por los municipios de Natal y Belém. El estudio se fundamenta en el análisis del referencial bibliográfico y documental pertinente a la temática en discusión, además de testimonios de actores involucrados en la gestión educativa de los municipios encuestados. La discusión aquí emprendida posibilitó la constatación de que, aunque el discurso de la gestión democrática aparezca en la dimensión de la gestión educativa del PAR, todo el encaminamiento metodológico del instrumento está orientado en la perspectiva de la planificación estratégica, fundamentado en la racionalidad técnica y en el control de resultados, desconsiderando la base pedagógica, política y económica que hace posible su legitimación. Belém y Natal, por no presentar las condiciones políticas y estructurales para la efectividad de su planificación educativa, carecen del soporte técnico y financiero de la Unión.
Descargas
Citas
BELÉM. Lei nº 7.587, de 10 de setembro de 1992. Dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação de Belém. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/Sistema/view_lei.php?lei=7509&ano=1991&tipo=1. Acesso em: 20 maio 2017.
BELÉM. Lei nº 7.722, de 7 de julho de 1994. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Educação de Belém. Disponível em: http://cm-belem.jusbrasil.com.br/legislacao/582746/lei-7722-94. Acesso em: 20 maio 2017.
BELÉM. Lei nº 8.545, de 15 de janeiro de 2001. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e dá outras providencias. Disponível em: http://cm-belem.jusbrasil.com.br/legislacao/582746/lei-7722-94. Acesso em: 20 maio 2017.
BELÉM. Lei nº 9.129, de 24 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pa/b/belem/lei-ordinaria/2015/912/9129/lei-ordinaria-n-9129-2015-aprova-o-plano-municipal-de-educacao-pme-e-da-outras-providencias. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 22 maio 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Plano de Ações Articuladas – PAR 2007-2010: Guia prático de ações. Brasília, DF: 2007a.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007b. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 29, de 20 de junho de 2007c. Estabelece os critérios, os parâmetros e os procedimentos para a operacionalização da assistência financeira suplementar a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação, no exercício de 2007. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3150-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-29-de-20-de-junho-de-2007. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007d. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Relatório Ideb 2007e. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/site. Acesso em: 13 abr. 2013.
BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009a. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Relatório Ideb 2009b. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/site. Acesso em: 13 abr. 2013.
BRASIL. Relatório Ideb 2011. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/site. Acesso em: 13 abr. 2013.
BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da Educação Brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello; MARTINS, Angela Maria (Org.). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da Educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. Federalismo e Educação no Brasil: subsídios para o debate. Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 42-72, set./dez. 2014.
COORDENADORA de Planejamento da SME. Entrevista. Natal (RN), 13 mar. 2015.
DOURADO, Luiz Fernandes; COSTA, Messias. Escolha de dirigentes escolares no Brasil. Relatório final da pesquisa. Brasília: ANPAE, 1998.
GUEDES, Gilmar Barbosa; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. Planejamento educacional e gestão democrática: dimensões política e instrumental no PAR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 131-149, jan./abr. 2016
HORA, Dinair Leal da. Gestão dos sistemas educacionais: modelos e práticas exercidas na Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 26, n. 3, p. 565-581, set./dez. 2010.
LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anylène. Políticas educativas: a aplicação na prática. Petrópolis: Vozes, 2016.
LIMA, Licínio Carlos. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra e o jogo: democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: Editora LaPPlanE/ FE/ Unicamp, 2000.
NATAL. Lei nº 5.175, de 10 de abril de 2000. Modifica a Lei no 4.186, de 10 de dezembro de 1992, que cria o Conselho de Educação do Município de Natal, alterada pela Lei no 4.639, de 06 de julho de 1995 e dá outras providências. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/sme/paginas/File/sme/cme-lei5175-200004.doc. Acesso em: 6 jul. 2018.
NATAL. Lei n° 58, de 13 de setembro de 2004. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração e estatuto do magistério público municipal de Natal, e dá outras providências. Disponível em https://leismunicipais.com.br/a/rn/n/natal/lei complementar/2004/5/58/lei-complementar-n-58-2004-dispoe-sobre-o-plano-de-carreira-remuneracao-e-estatuto-do-magisterio-publico-municipal-de-natal-e-da-outras-providencias. Acesso em: 16 jul. 2018.
NATAL. Lei nº 5.339, de 27 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o Sistema de Ensino do Município do Natal e dá outras providências. Disponível em: https://www.natal.rn.gov.br/sme/paginas/File/sme/cme-lei5339-2001-sistemaensino.doc. Acesso em: 6 jul. 2018.
NATAL. Resolução 002/2001. Estabelece normas para a Gestão Democrática e Organização das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, normatiza o Estatuto dos Conselhos das Escolas Municipais e dá outras providências. Disponível em: http://natal.rn.gov.br/sme/paginas/File/sme/cme-resolucao2001002.doc. Acesso em: 6 jul. 2018.
NATAL. Lei Complementar nº 58, de 13 de setembro de 2004. Dispõe sobre o plano de carreira, remuneração e estatuto do magistério público municipal de natal, e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rn/n/natal/lei-complementar/2004/5/58/lei-complementar-n-58-2004-dispoe-sobre-o-plano-de-carreira-remuneracao-e-estatuto-do-magisterio-publico-municipal-de-natal-e-da-outras-providencias. Acesso em: 5 jul. 2018.
NATAL. Lei nº 5.650, de 20 de maio de 2005. Aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Natal e dá outras providências. Disponível em: https://natal.rn.gov.br/sme/paginas/File/sme/cme-lei5650-200505-planomuneducacao.pdf. Acesso: 5 jul. 2018.
NATAL. Resolução 003/2007. Dispõe sobre alterações na Resolução nº 002/01-CME do Conselho Municipal de Educação. Disponível em: http://natal.rn.gov.br/sme/paginas/File/sme/cme-resolucao0032007.doc. Acesso em: 6 jul. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.
PROFESSORA da Rede Municipal de Belém. Entrevista. Belém (Pará), 15 set. 2016.
SILVA, Luís Gustavo Alexandre; FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira. O planejamento Educacional no Brasil: políticas, movimentos e contradições na gestão dos sistemas municipais. Revista Brasileira de política e administração da educação, Recife, v. 30, n. 1. p. 79-95, jan./abr. 2014.
SILVA, Rute Regis de Oliveira da. O Par do município de Natal: o regime de colaboração e a gestão educacional. 2015. 196f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
SOUZA, Donaldo Bello de; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; OLIVEIRA, Rosimar de Fátima. CMEs no Brasil: uma cartografia a partir dos estudos teórico-empíricos. In: SOUZA, Donaldo Bello de (Org.). Mapa dos Conselhos Municipais de Educação no Brasil. São Paulo: Loyola, 2013.
TÉCNICO da Rede Municipal de Belém 1. Entrevista. Belém (Pará), 15 set. 2016.
TÉCNICO da Rede Municipal de Belém 2. Entrevista. Belém (Pará), 10 out. 2016.
TEIXEIRA, Anísio. A educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
ZANDER, Katherine Finn; TAVARES, Tais Moura. Federalismo e gestão dos sistemas de ensino no Brasil. In. SOUZA, Ângelo Ricardo de; GOUVEIA, Andréa Barbosa; TAVARES, Tais Moura (Org.) Políticas Educacionais: conceitos e debates. 2. ed. Curitiba: Appris, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.