Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra:

um estudo com futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15174

Palavras-chave:

Geometria Euclidiana, Representações semióticas, Futuros professores

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender como futuros professores de Matemática fazem a apreensão de objetos geométricos a partir da produção de representações semióticas suscitadas durante a resolução de uma tarefa de Geometria Euclidiana com o apoio do GeoGebra. A abordagem do estudo foi qualitativa e seguiu a perspectiva do paradigma interpretativo. A modalidade de pesquisa foi o estudo de caso. Os dados recolhidos foram analisados à luz da teoria dos registros de representação semiótica e incluem as produções matemáticas dos participantes. Os resultados do estudo mostram que as apreensões dos objetos geométricos pelos estudantes ocorreram em virtude da articulação mútua entre a tomada de consciência (objetivação) e as apreensões perceptiva, sequencial, operatória e discursiva relativas a uma figura geométrica, bem como pela coordenação de diferentes representações possibilitadas pelo GeoGebra.

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Biografia do Autor

Idelmar André Zanella, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

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Publicado

17-07-2018

Como Citar

Zanella, I. A., Franco, V. S., & Canavarro, A. P. (2018). Apreensão de objetos geométricos com o GeoGebra:: um estudo com futuros professores de matemática. Revista Educação Em Questão, 56(48). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n48ID15174

Edição

Seção

Artigos