Desempenho acadêmico discente e sua relação com a avaliação docente:

proposta de framework teórico

Palavras-chave: Avaliação, Nota, Professor, Aluno

Resumo

Este estudo tem como objetivo retomar um debate teórico e obter um framework de análise sobre a possível influência das notas dos alunos na avaliação que eles fazem de seus professores. Buscou-se entender a relação nota-avaliação por meio do levantamento de estudos anteriores e da revisão bibliográfica sobre o assunto. Desenvolveu-se uma estrutura conceitual de framework tendo como base o nível de significância da relação entre desempenho acadêmico discente e avaliação docente. Os resultados da pesquisa apontaram que alguns autores reconhecem a relação na qual a nota do aluno interfere na avaliação do professor, explicada pelo pacto de leniência ou pela real aprendizagem. Por outro lado, alguns autores mostram que essa relação pode ser não significativa e que existem outras variáveis como gênero, idade e experiência do professor que também interferem na avaliação. Os resultados encontrados permitem uma melhor compreensão da relação na perspectiva de diversos autores, mas vale ressaltar a necessidade do uso de abordagens metodológicas distintas para estabelecer como a relação nota-avaliação acontece.

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Publicado
11-12-2018
Como Citar
Azevedo Lafetá Rabelo, A., & Paixão, R. B. (2018). Desempenho acadêmico discente e sua relação com a avaliação docente:. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID15371
Seção
Artigos