Educação superior a distância:

fatores preditores da evasão anteriores a admissão de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15671

Palavras-chave:

Educação a distância. Preditores. Evasão. Fatores. Admissão.

Resumo

Baseado em estudos anteriores na área da evasão voluntária de estudantes adultos não tradicionais, o presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender os fatores preditores da evasão voluntária de estudantes anteriores a admissão nas instituições de ensino superior a distância, tais como: sexo, idade, etnia, estado civil, entre outros. Objetivando maior proximidade com o universo desse estudo, adota-se a pesquisa do tipo exploratória, pois o método envolve o levantamento de trabalhos de tese, dissertação e artigos científicos na literatura nacional e internacional. Os resultados desse estudo revelaram que os fatores preventivos de evasão anteriores a admissão, incluindo idade, sexo, educação anterior, Grade Point Average GPA, números de cursos concluídos a distância e habilidades de gerenciamento de tempo são significativos para a prevenção da evasão voluntária de estudantes adultos e proporcionam informação para o desenvolvimento de intervenção precoce. Os resultados auxiliam também os pesquisadores a focar os seus estudos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oberdan Santos Costa, Universidade Fernando Pessoa

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Porto-Portugal . Mestrado em GESTÃO DE EMPRESAS pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2014-2015) Em Lisboa-Portugal. MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Faculdades de Ciências Gerenciais da Bahia (2011-2013). Especialização em Formação de Consultores Organizacionais - FCO pelo ISAN-FGV (2007), Especialização em gestão empresarial pelo ISAN-FGV (2003).

Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 66 artigos em revistas especializadas e 170 trabalhos em actas de eventos, possui 57 capítulos de livros e 17 livros publicados. Participou em 65 eventos no estrangeiro e 53 em Portugal. Orientou 8 teses de doutoramento e co-orientou 2, orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou 2. Actua nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática e Ciências Exactas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação

Referências

ABBAD, Gardênia; CARVALHO, Renata Silveira; ZERBINI, Thaís. Evasão em curso via internet: explorando variáveis explicativas. Revista de Administração de Empresas Eletrônica, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 1-26, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/raeel/v5n2/v5n2a08.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

ALMEIDA, Onília Cristina. Evasão em cursos a distância: validação de instrumento, fatores influenciadores e cronologia da desistência. 2007. 177 f. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_arquivos/65/TDE-2007-10- 26T170707Z-1970/Publico/Dissert_Onilia%20Cristina.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

ARAGON, Steven; JOHNSON, Elaine. Factors influencing completion and non-completion of community college online courses. American Journal of Distance Education, Filadélfia, v. 22, n. 3, p. 146-158, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Censo EAD Brasil 2016: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2018.

BEAN, John; METZNER, Barbara. A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 55, n. 4, p. 485-540, 1985.

BELAWATI, Tian. Increasing student persistence in Indonesian post-secondary distance education. Distance Education, Melbourne, v. 19, n. 1, p. 81-109, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 7 jun. 2018.

CHEUNG, Lenis L. W.; KAN, Andy C. N. Evaluation of factors related to student performance in a distance-learning business communication course. Journal of Education for Business, Abingdon, v. 77, n. 5, p. 257-263, 2002.

CHINNANON, Sanong. Multi-media distance education: a study of factors affecting the educational achievement of adult participants in the radio correspondence project in Thailand. Dissertation Abstracts International: a Humanities and Social Sciences. Ann Arbor, v. 46, n. 4, p. 870-871, 1985.

COOPER, Elizabeth. An analysis of student retention at Snead State Junior College. Washibgton, DC: ERIC Clearinghouse, 1990.

DEIMANN, Marcus; BASTIAENS, Theo. The role of volition in distance education: An exploration of its capacities. International Review of Research in Open and Distance Learning, Athabasca, v. 11, n. 1, p. 1-16, 2010.

DUPIN-BRYANT, Palmela Annette. Pre-entry variables related to retention in online distance education. The American Journal of Distance Education, Filadélfia, v. 18, n. 4, p. 199-206, 2004.

FOX, Richard. Application of a conceptual model of college withdrawal to disadvantaged smdents. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, v. 23, n. 3, p. 415-424, 1986.

GARRISON, D. Randy. Researching dropout in distance education. Distance Education, Melbourne, v. 8, n. 1, p. 95-101, 1987.

GILLIS, Carol. Leaving seats empty: exploring student attrition in an Undergraduate Health Sciences Program. 2007. 104 f. Thesis (Master of Arts in Education) ? Mount Saint Vincent University, Halifax, 2007.

HOLDER, Burce. An investigation of hope, academics, environment, and motivation as predictors of persistence in higher education online programs. The Internet and Higher Education, Maryland Heights, v. 10, n. 4, p. 245-260, 2007.

INAN, Fethi; YUKSELTURK, Erman; GRANT, Michael. Profiling potential dropout students by individual characteristics in an online certificate program. International Journal of Instructional Media, Darien, v. 36, n. 2, p. 163-176, 2009.

JUN, Jusung. Understanding dropout of adult learners in e-learning. 2005. 146 f. Thesis (Doctoral) – The University of Georgia, Georgia, 2005.

KE, Fengfeng; XIE, Kui. Toward deep learning for adult students in online courses. The Internet and Higher Education, Maryland Heights, v. 12, n. 3?4, p. 136?145, 2009.

KILGORE, Deborah; RICE, Penny. Meeting the special needs of adult students. Hoboken: Wiley Periodicals, 2003.

LEE, Youngju; CHOI, Jaecho. A review of online course dropout research: Implications for practice and future research. Educational Technology Research & Development, New York, v. 59, n. 5, p. 593-618, 2011.

LEVY, Yair. Comparing dropouts and persistence in e-learning courses. Computers and Education, Amesterdã, v. 48, n. 2, p. 185-204, 2007.

LYKOURENTZOU, Ioanna; GIANNOUKOS, Ioannis; NIKOLOPOULOS, Vassilis; MPARDIS, George; LOUMOS, Vassili. Dropout prediction in e-learning courses through the combination of machine learning techniques. Computers and Education, Amesterdã, v. 53, n. 3, p. 950-965, 2009.

MARTIN, Larry. Dropout, persistence and completion in adult second and pre-vocational education programs. Adult Literacy and Basic Education, Killarney, v. 14, n. 3, p. 159-174, 1990.

MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignácio. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 136-145.

MOORE, Janet; SENER, John; FETZNER, Marie. Getting better: ALN and student success. Journal of Asynchronous Learning Networks, Newburyport, v. 10, n. 3, p. 55-84, 2006.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. 2nd ed. Belmont: Wadsworth Publishing, 2005.

MORRIS, Libbby; FINNEGAN, Catherine; WU, Sz-Shyan. Tracking student behavior, persistence, and achievement in online courses. The Internet and Higher Education, Maryland Heights, v. 8, n. 3, p. 221-231, 2005.

NEWELL, Chandler. Learner characteristics as predictors of online course completion among nontraditional technical college students. 2007. 113f. Thesis (Doctor of Education) ? The University of Georgia, Georgia, 2007.

OSBORN, Viola. Identifying at-risk students in videoconferencing and web-based distance education. American Journal of Distance Education, Filadélfia, v. 15, n. 1, p. 41-54, 2001.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PARK, Ji-Hye. Factors related to learner dropout in online learning. In: ACADEMY OF HUMAN RESOURCE DEVELOPMENT ANNUAL CONFERENCE, 2007. Indianapolis. Proceedings…, Indianapolis, 2007. p. 251-258.

PARK, Ji-Hye; CHOI, Hee Jun. Factors influencing adult learners' decision to drop out or persist in online learning. Educational Technology & Society, Taiwan, v. 12, n. 4, p. 207-217, 2009.

PARKER, Angie. A study of variables that predict dropout from distance education. International Journal of Educational Technology, Washington, DC, v. 1, n. 2, p. 1-10, 1999.

PONTES, Manuel; HASIT, Cindi; PONTES, Nancy; LEWIS, Phillip; SIEFRING, Karen. Variables related to undergraduate students preference for distance education classes. Online Journal of Distance Learning Administration, Jekyll Island, v. 13, n. 2, 2010.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. NBC University Press, Berkeley, v. 9, n. 5, p. 1-6, Oct. 2001.

REKKEDAL, Torstein. Correspondence studies: recruitment, achievement, and discontinuation. Epistolodidaktika, Norway, v. 2, n. 3, p. 38. 1972.

ROMERO, Margarida; BARBERÀ, Elena. Quality of learners’ time and learning performance beyond quantitative time-on-task. The International Review of Research in Open and Distance Learning, Athabasca, v. 12, n. 5, p. 125-137, 2011.

ROSS, Lynda; POWELL, Richard. Relationships between gender and success in distance education courses: a preliminary investigation. Research in Distance Education, Geelong, v. 2, n. 2, p. 10-11, 1990.

ROVAI, Alfred. In search of higher persistence rates in distance education online programs. The Internet and Higher Education, Maryland Heights, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2003.

SHIN, Namin; KIM, Juhu. An exploration of learner progress and drop-out in Korea National Open University. Distance Education, Melbourne, v. 20, n. 1, p. 81-95, 1999.

SILVA, Deusimar Ribeiro; TOMAZ, José Batista. Por que a evasão? Ceará: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2006.

STEWART, Sylvia RUE, Pennny. Commuter students: definition and distribution. In: STEWART, Sylvia (Ed.). Commuter students: enhancing their educational experiences. San Francisco: Jossey-Bass, 1983. p. 3-8.

TINTO, Vicent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975.

UMEKAWA, Elienay Eiko Rodrigues. Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância. 2014. 256f. Dissertação – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

VARGAS, Miramar Ramos Maia. Barreiras à implantação de programas de educação e treinamento a distância. 2004. 185f. Tese – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

VELHO, Deividi; PINTO, Andrio. As competências EaD de alunos concluintes do Ensino Médio: resultados do instrumento de coleta de dados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-10, 2015.

WALTER, Amanda; ABBAD, Gardênia. Variáveis preditoras de evasão em dois cursos a distância. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E PESQUISA, 32., 2008, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

WALTER, Amanda Moura. Variáveis preditoras de evasão em cursos a distância. 2006. 177f. Dissertação – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

WEIDMAN, John; WHITE, Richard. Postsecondai y "high-tech" training for women on welfare: correlates of program completior. Journal of Higher Education, Abingdon, v. 56, n. 5, p. 555-568, 1985.

WILLGING, Pedro; JOHNSON, Scott. Factors that influence students’ decision to dropout of online courses. Journal of Asynchronous Learning Network, Newburyport, v. 8, n. 4, p. 105-118, 2004.

WLADIS, Claire; HACHEY, Alyse; CONWAY, Kachey. The representation of minority, female, and non-traditional STEM majors in the online environment at community colleges: a nationally representative study. Community College Review, North Carolina, v. 43, n. 1, p. 89-114, 2014.

WOLFF, Annika; ZDRAHAL, Zdenek; NIKOLOV, Andriy; PANTUCEK, Michal. Improving retention: predicting at-risk students by analysing clicking behaviour in a virtual learning environment. INTERNATIONAL CONFERENCE ON LEARNING ANALYTICS AND KNOWLEDGE, 3, 2013, Leuven. Proceedings... Leuven, 2013.

WOODLEY, Alan; LANGE, Paul; TANEWSKI, George. Student progress in distance education: Kember’s model re-visited. Open Learning, Milton Keynes, v. 16, n. 2, p. 113-131, 2001.

WOODLEY, Alan; PARLETT, Malcom. Student drop-out. Teaching at a Distance, Milton Keynes, n. 24, p. 2-23, 1983.

WYATT, Linda. Nontraditional student engagement: Increasing adult student success and retention. The Journal of Continuing Higher Education, Abingdon, v. 59, n. 1, p. 10?20, 2011.

XENOS, Michalis; PIERRAKEAS, Christos; PINTELAS, Panagiotis. A survey on student dropout rates and dropout causes concerning the students in the Course of Informatics of the Hellenic Open University. Computers and Education, Amesterdã, v. 39, n. 4, p. 361-377, 2002.

YASMIN. Application of the classification tree model in predicting learner dropout behaviour in open and distance learning. Distance Education, Melbourne, v. 34, n. 2, p. 218-231, 2013.

ZERBINI, Thaís. Avaliação da transferência de treinamento em curso a distância. 2007. 321f. Tese– Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ZERBINI, Thaís. Estratégias de aprendizagem, reações aos procedimentos de um curso via internet, reações ao tutor e impacto do treinamento no trabalho. 2003. 210f. Dissertação ? Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Aprendizagem induzida pela instrução em contexto de organizações e trabalho: uma análise crítica da literatura. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 177-193, 2010.

Publicado

31-01-2019

Como Citar

Costa, O. S., & Gouveia, L. B. (2019). Educação superior a distância:: fatores preditores da evasão anteriores a admissão de estudantes. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15671

Edição

Seção

Artigos