O (não) lugar do aposentado na instituição:

memórias de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15941

Palavras-chave:

Aposentadoria. Professor universitário. Carreira. Educação.

Resumo

Esse texto apresenta uma análise sobre o processo de preparação, aposentadoria e pós-aposentadoria de docentes universitários do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. O professor universitário vive sua carreira profissional aprisionado em um tempo. Ao final dessa trajetória, esse tempo dedicado ao trabalho precisa ser redimensionado, ressignificado e revisto em outra perspectiva, bem diferente das exigências da vida acadêmica. Um tempo que era da instituição, ocupando muitas horas de seu dia, passa a ser agora só seu, voltando-se para a saúde e o envelhecimento. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória, pautada em suporte teórico-metodológico da história oral temática, memórias com levantamento de dados autobiográficos sobre o final de carreira dos docentes Evidencia-se que o “lugar vazio” deixado pelo docente universitário na instituição onde passou boa parte de sua vida é ocupado, quando ele passa a ser inativo, pelo novo lugar na instituição que é o de “arquivo”.

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Biografia do Autor

Deise Juliana Francisco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Deise Juliana Francisco é Doutora em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas. Professora do Centro de Educação,  do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA) e é membro do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental, Ética e Educação.

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Publicado

28-02-2019

Como Citar

Sobral, M. N., & Francisco, D. J. (2019). O (não) lugar do aposentado na instituição:: memórias de docentes. Revista Educação Em Questão, 57(52). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15941

Edição

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Artigos