Direção ético-política e contradições da “Participação Cidadã” no Projovem Urbano em Mesquita/Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID16031Palavras-chave:
Projovem urbano. Participação cidadã. Juventude. Capital social.Resumo
O artigo analisa a direção ético-política e as contradições no Projovem Urbano - Programa federal destinado aos jovens de 18 a 29 anos, com a finalidade de proporcionar a conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional inicial e o protagonismo juvenil. É resultado da pesquisa realizada entre 2015 e 2016 no município de Mesquita/Rio de Janeiro, e contou com a observação das aulas de Participação Cidadã e aplicação de questionários com respostas abertas a 67 estudantes. Fundamentado, teoricamente, no pensamento de Antonio Gramsci e Edward Thompson, o estudo conclui que as condições precárias de reprodução da existência dificultam a conformação dos trabalhadores tanto para a cidadania na perspectiva do capital social, quanto à participação efetiva nos espaços decisórios. Que a baixa participação política institucional dos jovens da periferia não é fruto da alienação política, mas produto das determinações objetivas a que estão submetidos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Flavio Anicio. Projovem Urbano: atitude protagonista e empreendedora como qualificação básica para o trabalho. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 33, 2010. Caxambu, Anais...Caxambu: 2010.
AVELAR, Lucia. Participação Política. In: AVELAR, Lucia; CINTRA, Antonio. (Orgs.) Sistema político brasileiro: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2007.
BANCO MUNDIAL. Desenvolvimento e Redução da Pobreza: reflexão e perspectiva (preparado para as reuniões atuais de 2004 do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional). Washington: Banco Mundial, 2004.
BANCO MUNDIAL. Luta contra a pobreza: relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2000/2001. Washington, 2000. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/INTPOVERTY/Resources/WDR/Poroverv.pdf. Acesso em: 25 jan. 2013.
BARBOSA, Carlos Soares. Nova sociabilidade do capital e a natureza das políticas para jovens trabalhadores no governo Lula: uma análise da “participação cidadã” no ProJovem Urbano. 2013. 209f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 22 jun. 2017.
BRASIL. Manual do educador: orientações gerais. Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem Urbano. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude, 2008.
CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam. Gênero e cuidado em políticas: salas de acolhimento do projovem urbano. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 47, n.163, p.264-291, jan./mar. 2017.
CEPAL. Coesão social: inclusão e sentido de pertencer na América Latina e no Caribe (síntese). Chile, maio, 2007. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/2834/1/S2007451_pt.pdf. Acesso em: 28 ago. 2016.
COLEMAN, James. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, Chicago, v. 94, Supplement, p. S95-S120, 1988. Disponível em:<http://www.jstor.org/stable/2780243?origin=JSTORpdf&seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso: 15 ago. 2007.
FERREIRA, Maria Inês Caetano. Educadores e a implementação de diretrizes contra desigualdades: o caso do Projovem Urbano. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n.1, p.161-175, jan./mar. 2013.
GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho; co-edição Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. (v. 1).
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho; co-edição Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. (v. 3).
IBGE. Síntese de indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2017. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2017. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101459.pdf> Acesso em: 12 abr. 2018.
IBGE. Sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49230.pdf. Acesso em: 18 mai. 2017.
INSTITUTO UNIBANCO. Quem são os jovens fora da escola. Aprendizagem em Foco, n. 5, fev., 2016. Disponível em: <https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/5/>. Acesso em: 20 jun. 2018.
JOSÉ CARLOS. Questionário. Rio de Janeiro, 4 ago. 2016.
LUCIA. Questionário. Rio de Janeiro, 4 ago. 2016.
LUCKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
MACHADO, Cristiane Brito. A ação comunitaria do Projovem: um instrmento para promover a participação do jovem. 2009. 154f. Dissetação (Mestrado em Educação)–Progrma de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MARX, Karl. Miséria de filosofia. Porto, Publicações Escorpião, 1974.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política: tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
NEVES, Lucia Maria Wanderley. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias da burguesia para educar o consenso na atualidade. São Paulo: Xamã, 2005.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Hacia el objetivo del milênio de reduzir la pobreza em América Latina y el Caribe. Santiago do Chile: ONU, 2003
PREFEITURA DA CIDADE DE MESQUITA. Edital nº 001, de 16 de janeiro de 2015. Dispõe sobre o processo seletivo simplificado para educadores do Projovem Urbano. Secretara Municipal de Educação. Disponível em: http://www.mesquita.rj.gov.br/pmm/wp-content/uploads/2017/06/EDITAL-001-2015-PROJOVEM.pdf. Acesso em: 20 maio 2015.
RUMMERT, Sonia; ALVES, Natalia. Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.15, n. 45, p. 511-528, set./dez. 2010.
SENNET, Richard. A corrosão do caráter. São Paulo: Cortez, 2001.
SOUZA, Maria Luiza de. Desenvolvimento de comunidade e participação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
THOMPSON, Edward Palmer. La sociedad inglesa del siglo XVIII: lucha de clases sin clases? In: Tradición, revuelta y consciência de clase. Estudios sobre las crises de la sociedad préindustrial. Barcelona: Crítica/Grijalbo, 1979.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
THOMPSON, Edward Palmer. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio. (Org.) A peculiaridade dos ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 2001.
TSE-TUNG, Mao. Sobre a prática e sobre a contradição. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
UNESCO. Década da educação das nações unidas para o desenvolvimento sustentável 2005-2014. Brasília: OREALC/Unesco, 2005. (Documento Final do Plano Internacional de Implementação).
VENTURA, Jaqueline. A oferta de educação de jovens e adultos de nível médio no Estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Salvador, v. 4, n. 8, p. 9-35, 2016.
VILLAS-BÔAS, Renata Junqueira Ayres. Os sentidos da participação cidadã no PROJOVEM – Programa Nacional de Inclusão de Jovens (2005-2006). 2008. 103f. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
WILIAN. Questionário. Rio de Janeiro, 18 ago. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.