A compreensão sobre socialização e criança na educação infantil:

o que muda com o curso de pedagogia?

Autores

  • Adir Luiz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Patrícia Costa de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID16234

Palavras-chave:

Formação docente, Curso de pedagogia, Educação Infantil e infância, Socialização escolar, Sociologia da infância

Resumo

Na formação da pedagogia para a EI-Educação Infantil encontram-se as noções de criança, infância e socialização, temas destacados pela sociologia da infância. Partindo da experiência de estágio dos estudantes que atuaram na EI, identificar-se-ia a compreensão crítica dessas noções? Assim, realizou-se uma pesquisa com as falas dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, analisando as concepções de criança e de infância, antes e após entrarem no curso; a importância da EI na formação da criança; a percepção da socialização das crianças; o papel da escola no processo de socialização; e, o olhar da professora diante da atuação infantil na rotina escolar. Como resultado, dificuldades foram reveladas na formação dos professores de EI, devido às carências pedagógicas nos fundamentos sobre infância e socialização. Porém, mesmo tardiamente, o curso provocou mudanças nos estudantes, reconhecendo-se a importância da socialização e da atuação das crianças na escola.

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

Ferreira, A. L., & Oliveira, M. P. C. de. (2018). A compreensão sobre socialização e criança na educação infantil:: o que muda com o curso de pedagogia?. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID16234

Edição

Seção

Artigos