Avaliação de cursos a partir do SINAES:

uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave: Avaliação de cursos, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Universidade Federal da Paraíba, Comissão Própria de Avaliação

Resumo

Este trabalho analisou os dados contidos nos relatórios de avaliação de cursos, disponibilizados à comunidade acadêmica e à sociedade no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É uma pesquisa de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Para tanto, a técnica utilizada para o tratamento dos dados coletados foi a análise de Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats (SWOT). Como resultados, percebeu-se a necessidade de que os Projetos Políticos Pedagógicos sejam revistos e atualizados a fim de atenderem ao que dispõe a legislação vigente, notadamente às diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Constatamos, ainda, a importância de serem realizadas melhorias quanto aos aspectos relativos à biblioteca, acessibilidade e demais instalações físicas, uma vez que tais indicadores foram notoriamente mal avaliados nas visitas in loco realizadas.

 

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Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, UFPB

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018 -em andamento). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (BASIS/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa de grupo de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal) - CAFTe: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior.

Wagner Leite Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior na Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017-2018), Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFPB (2014-2015) e graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - (2009-2013). Atualmente é Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Educação (CE). Tem experiência na área de Direito, notadamente na área de Direito Público. É Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES, cadastrado no CNPq e tendo como líder a Profª. Dra. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas.. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Direitos Humanos, Direito Previdenciário, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Políticas Públicas.

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Publicado
24-05-2019
Como Citar
Guerra, M. das G. G. V., & Ribeiro, W. L. (2019). Avaliação de cursos a partir do SINAES:. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17064
Seção
Artigos