Experiências juvenis de individuação:
Socialização familiar e escolar em narrativas biográficas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17428Palavras-chave:
Juventude. Escola. Socialização. Individuação.Resumo
O artigo analisa as experiências socializadoras escolares e familiares de dois jovens adultos que atualmente estão fora da escola. A produção é fruto de uma pesquisa etnográfica com a realização de entrevistas biográficas com jovens moradores/as de uma região periférica da cidade de Belo Horizonte. Através de uma postura metodológica da sociologia dos indivíduos são apresentadas as experiências familiares e escolares de dois sujeitos, um jovem branco e uma jovem negra. As histórias de vida são analisadas através de duas dimensões, necessariamente imbricadas: os processos socializadores e os modos de individuação. As narrativas sublinharam aspectos comuns e singulares das construções identitárias dos indivíduos, atravessadas pela interseccionalidade de gênero e raça, a partir de suas experiências familiares e escolares. O texto busca revelar a importância da compreensão da socialização escolar e familiar, do ponto de vista juvenil, através das singulares escritas da vida.
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