Vínculos entre pesquisa e formação no Brasil contemporâneo

os modos de ser docente

Palavras-chave: Professor-Formação, Prática pedagógica, Ensino e aprendizagem

Resumo

A docência no Brasil contemporâneo é foco de estudos que envolvem questões relacionadas a formação de professores, a identidade docente e ao desenvolvimento profissional. Esta resenha apresenta o livro lançado em 2018 intitulado “Modos de ser do docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação” pela relevância e emergência de conhecimento dos saberes necessários ao exercício da profissão de professor. Em 10 capítulos são retratadas pesquisas desenvolvidas sobre docência, processos de ensino e de aprendizagem, perspectivas de formação e práticas curriculares na Educação Básica e Superior. Comprometida com o reconhecimento da complexidade e heterogeneidade nas vivências sociais escolares traz, no prefácio da Professora Doutora Carlinda Leite, o convite à sua leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) e Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina. Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES (UFPB).

 

 

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Brasil. Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAES (UFPB).

 

 

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil. Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos - MULTIEJA (UFAL).

 

Referências

FABRIS, Eli Terezinha Henn, DAL´IGNA, Nara Cláudia e SILVA, Roberto Rafael Dias da. Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação [e-book]. 2a. ed. São Leopoldo: Oikos, 2018.
Publicado
18-08-2021
Como Citar
Cusati, I. C., Gonçalves Vieira Guerra, M. das G., & Cavalcanti dos Santos, A. (2021). Vínculos entre pesquisa e formação no Brasil contemporâneo. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID17829
Seção
Resenha