Valorização dos profissionais da educação da cidade de Campinas (2001-2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18259

Palavras-chave:

Magistério público. Valorização docente, Burocracia, Município de Campinas.

Resumo

O trabalho se insere no campo de estudos sobre valorização docente, tendo como objeto o processo de reestruturação da carreira do magistério público de Campinas, no período de 2001 a 2004. O objetivo é compreender e evidenciar a lógica de um poder inerente à ordem burocrática no movimento de valorização destes profissionais. Como referencial teórico, baseou-se nos trabalhos de Max Weber sobre burocracia e na literatura sobre organização do magistério público. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, com base na técnica de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A presença do poder dos indivíduos investidos nos cargos burocráticos foi notada em dois aspectos: (1) na organização do magistério, no sentido de empoderamento dos especialistas e na desvalorização dos docentes, e (2) na resistência por parte dos especialistas à implementação do projeto político de valorização docente da Secretária da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, Rubens Barbosa; JACOMINI, Márcia Aparecida. Carreira e salário do pessoal docente da Educação Básica: algumas demarcações legais. Educação em foco, Belo Horizonte, Ano 14, n. 17, julho 2011, p. 129-167.

BRASIL. [Constituição de (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, 1988.

_________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso 23 maio 2019.

_________. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm> Acesso 23 maio 2019.

CAMPINAS. Lei nº 6.894 de 24 de dezembro de 1.991. Dispõe sobre o estatuto do magistério público e dá providências correlatas. Disponível em: https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/84717

____________. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de professor, edital nº 001/2000. [Suplemento] Diário Oficial do Município de Campinas, Poder Executivo, Campinas, 18 abril 2000, 01-09.

___________. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de especialistas, 05 de junho de 2002. Diário Oficial do Município de Campinas, Poder Executivo, Campinas, 06 jun. 2002, p. 12.

__________. Lei nº 12.012 de 29 de junho de 2004. Dispõe sobre a criação e transformação de cargos na administração direta, no hospital municipal dr. Mário Gatti e na Fumec, reestrutura o plano de carreiras da prefeitura municipal de campinas, instituído pela lei municipal nº 8.340 de 26 de maio de 1995, e dá outras providências. Disponível em: https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/85942

CORINTA M. G. GERALDI. Entrevista. Campinas (São Paulo), 22 maio. 2018.

ENTREVISTADO 2. Entrevista. Campinas (São Paulo), 8 novembro. 2017.

ENTREVISTADO 3. Entrevista. Campinas (São Paulo), 15 novembro. 2017.

ENTREVISTADO 4. Entrevista. Campinas (São Paulo), 9 novembro. 2017.

ENTREVISTADO 5. Entrevista. Campinas (São Paulo), 15 maio. 2018.

GANZELI, Pedro. O Processo de construção da gestão escolar no município de Campinas: 1983/1996. 2000, 238f. (Tese de Doutorado). Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Escola Viva: Política educacional por uma escola contra a barbárie. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (orgs). Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MICHELAT, Guy. Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1980, p. 191 - 211.

OLIVEIRA, Regina Maringoni. A Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001 - 2004) contribuições para o entendimento da Escola Viva. 2005, 529f. (Tese de Doutorado). Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

OLIVEIRA, Dalila. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 1, p. 17-35, 2010.

WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. In: WEBER, Max. Textos selecionados. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

________. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. DF: Editora Universidade de Brasília, 1999.

________. Três tipo de poder e outros. Lisboa: Tribuna da História, 2005.

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Kacenelenbogen Guimarães, A. P., & Aparecida Jacomini, M. (2019). Valorização dos profissionais da educação da cidade de Campinas (2001-2004). Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18259

Edição

Seção

Artigos