Perfil dos gestores nas universidades da comunitárias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18408

Palavras-chave:

Perfil de gestor. Gestão universitária. Universidades comunitárias. Brasil.

Resumo

Nosso estudo tem como objetivo descrever o perfil dos gestores das universidades comunitárias brasileiras. Tal tema é justificado pela necessidade e falta de gerentes com perfil compatível com as novas demandas institucionais do século XXI. Por isso, realizamos pesquisa qualitativa entrevistando 67 gestores de 14 universidades. Nossa análise dos resultados baseou-se em três categorias: a) experiência docente concomitante à gestão; b) liderança estratégica; c) habilidades. Os resultados enfatizam a complexidade do perfil do gestor e a necessidade de políticas de treinamento voltadas ao desenvolvimento de múltiplas habilidades gerenciais. Destacamos também a relevância das universidades comunitárias para a sociedade, especialmente no Sul do Brasil, devido ao seu escopo de ensino, pesquisa e extensão, associado à gestão, o que possibilita a disseminação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, Brasil

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle Canoas e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade La Salle

Doutor em Administração pela Unisinos. É professor de graduação e pós-graduação (MBA`s, Mestrado e Doutorado) na Universidade La Salle Canoas.

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de.. Universidade Nova no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. 2008. p. 107–259

ALMEIDA, Ana Luísa de Castro. A construção de sentido sobre “quem somos” e “como somos vistos”. In: M. Marchiori (Org.) Fases da cultura e comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2016. p. 31–44

AMORIM, António. Gestor escolar inovador: educação da contemporaneidade. Revista Lusófona de Educação, v. 35, 67–82, 2017. Available in: http://bit.do/eZRf9. Accessed in: April 2, 2019.

BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 61-88, 2016. Available in: http://bit.do/eZRf6. Accessed in: February 2, 2019.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda, 2011.

BEECH, Nic; MACINTOSH, Robert. Managing change: Enquiry and action. Cambridge University Press, 2017.

BERNHEIM, Carlos Tünnermann. Challengers of the university in the knowledge society, five years after the World Conference on Higher Education. UNESCO-Brasília, 2008.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, v. 1, n. 19, p. 20-28, 2002. Available in: https://www.redalyc.org/html/275/27501903/. Accessed in: February 2, 2019.

BRAZIL. Lei nº 12.881, 12 de novembro de 2013. 2013 Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Brasília, DF.

CABRERA, Oscar Maureira. El liderazgo factor de eficacia escolar, hacia un modelo causal. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio en educación, v. 2, n. 1, p. 8, 2004. Available in: http://bit.do/eZRfY. Accessed in: October 15, 2018.

CANCINO, Víctor Cancino; MONRROY, Leonardo Vera. Education policies to strengthen directive leadership: challenges for Chile in a comparative analysis with OECD countries. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 26-58, 2017. Available in: http://bit.do/eZRfU. Accessed in: December 2, 2018.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO - CMMAD. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

CONSÓRCIO DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS GAÚCHAS. COMUNG. 2014. Available in: https://comung.org.br/. Accessed in: Mayo 2, 2019.

CRASTO, Cristina; MARÍN, Freddy; SENIOR, Alexa. Responsabilidad social en la gestión universitaria: una construcción colectiva. Espacio Abierto, v. 25, n. 2, p. 185-208, 2016. Available in: http://bit.do/eZRfS. Accessed in: Mayo 15, 2019.

CROPPER, Steve; EBERS, Mark; HUXHAM, Chris; SMITH RING, Peter. Handbook de relações interorganizacionais da Oxford. 2014. Porto Alegre: Bookman.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Crítica. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1983.

DITTADI, Jadir Roberto. Práticas de controladoria adotadas no processo de gestão de instituições de ensino superior estabelecidas no estado de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) Ciências Contábeis - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil, 2008.

ÉSTHER, Angelo Brigato. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE. BR, p. 648-667, 2011. Available in: http://bit.do/eZRfQ. Accessed in: December 12, 2018.

ETZKOWITZ, Henry. Incubation of incubators: innovation as a triple helix of university-industry-government networks. Science and Public Policy, v. 29, n. 2, p. 115-128, 2002. Available in: http://bit.do/eZRfB. Accessed in: December 05, 2018.

ETZKOWITZ, Henry; ZHOU, Chunyan. Triple Helix twins: innovation and sustainability. Science and public policy, v. 33, n. 1, p. 77-83, 2006. Available in: http://bit.do/eZRfA. Accessed in: November 06, 2018.

FALCONI, Vicente. O verdadeiro poder. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.

FERNANDES, Pedro Filipe Machado. O impacto da entrada em vigor das IFRS na gestão de resultados: a experiência ibérica. Dissertação (Mestrado) Ciências Empresariais – Finanças - Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2011. Available in: http://bit.do/eZRfy. Accessed in: November 11, 2018.

FISCHER, Bruno Brandão; SCHAEFFER, Paola Rücker; VONORTAS, Nicholas. Evolution of university-industry collaboration in Brazil from a technology upgrading perspective. Technological Forecasting and Social Change, 2018. Available in: http://bit.do/eZRfu. Accessed in: November 15, 2018.

FOSSATTI, Paulo; DANESI, Luiz Carlos. A Tríplice Hélice na perspectiva de um Centro Universitário Comunitário no sul do Brasil: estudo de caso do Unilasalle. Anais [...] III Congresso Nacional de Educação Católica. Brasília: Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, Curitiba, 2015. p. 915-922. Available in: http://bit.do/eZRft. Accessed in: October 23, 2018.

FOSSATTI, Paulo; DANESI, Luiz Carlos. La universidad comunitaria en Brasil Hacia la construcción de su identidad institucional. Revista Venezolana de Gerencia, v. 23, n. 1, p. 116-130, 2018.

FOSSATTI, Paulo; GANGA, Francisco; JUNG, Hildegard Susana. Reflexiones en torno a la gobernanza universitaria: Una mirada desde Latinoamérica. Revista Espacios, v. 38, n. 35, 2017. Available in: http://bit.do/eZRfq. Accessed in: October 25, 2018.

FOX, David; TOBIAS, Sigmund. The research process in education. Holt, Rinehart, and Winston, 1969.

FRIGA, Paul; BETTIS, Richard; SULLIVAN, Robert. Mudanças no ensino em administração: novas estratégias para o século XXI. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 96-115, 2004. Available in: http://bit.do/eZRfm. Accessed in: October 13, 2018.

GOEL, Rajeev; SAUNORIS, James. Dynamics of knowledge spillovers from patents to entrepreneurship: Evidence across entrepreneurship types. Contemporary Economic Policy, v. 35, n. 4, p. 700-715, 2017. Available in: http://bit.do/eZRfi. Accessed in: November 16, 2018.

GUTHS, Henrique. Sistemática para a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho em Instituições de Educação Superior. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) Gestão Pública, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016. Available in: http://bit.do/eZRfg. Accessed in: November 11, 2018.

HOTHO, Sabine. Higher education change and its managers: Alternative constructions. Educational Management Administration & Leadership, v. 41, n. 3, p. 352-371, 2013. Available in: http://bit.do/eZRff. Accessed in: December 20, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior de 2015. 2017. Brasília: Ministry of Education. Available in: http://bit.do/eZRfd. Accessed in: December 26, 2018.

JANEIRO, Pedro; PROENÇA, Isabel; DA CONCEIÇÃO GONÇALVES, Vítor. Open innovation: Factors explaining universities as service firm innovation sources. Journal of Business Research, v. 66, n. 10, p. 2017-2023, 2013. Available in: http://bit.do/eZRfb. Accessed in: October 30, 2018.

LIMA, Licínio; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, p. 7-37, 2008. Available in: http://bit.do/eZRe9. Accessed in: October 30, 2018.

MANNHEIM, Karl. Ensayos de sociología de la cultura: hacia una sociología del espíritu. Madrid: Editorial Aguilar, 1957.

MARIUCCI, Sérgio Eduardo. A formação dos gestores e a qualidade da educação nas escolas da Arquidiocese de Porto Alegre. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2014. Available in: http://bit.do/eZRe7. Accessed in: October 30, 2018.

MOÇO, Luiz Carlos do Espírito Santo. Proposta de um modelo de avaliação de desempenho da instituição de ensino superior com enfoque em indicadores de desempenho do BSC Balanced Scorecard: caso UNIARAXA. Dissertação (Mestrado) Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2007. Available in: http://bit.do/eZRe5. Accessed in: October 20, 2018.

MUGHAL, Bushra; MUHAMMAD, Nazeer; SHARIF, Muhammad; SABA, Tanzila; REHMAN, Amjad. Extraction of breast border and removal of pectoral muscle in wavelet domain. Biomedical Research, v. 28, n. 11, p. 5041-5043, 2017. Available in: http://bit.do/eZReZ. Accessed in: November 15, 2018.

MUZZIO, Henrique. Indivíduo, liderança e cultura: Evidências de uma gestão da criatividade. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 1, p. 107-124, 2017. Available in: http://bit.do/eZReU. Accessed in: November 10, 2018.

NEIDHART, Helga; LAMB, Janeen. Australian Catholic schools today: School identity and leadership formation. Journal of Catholic Education, v. 19, n. 3, p. 49-65, 2016. Available in: http://bit.do/eZReL. Accessed in: November 10, 2018.

Noteboom, Bart. (2014). Aprendizagem e inovação nos relacionamentos interorganizacionais. In: CROPPER, Steve; EBERS, Mark; HUXHAM, Chris; SMITH RING, Peter. Introdução às relações interorganizacionais. Handbook de relações interorganizacionais da Oxford. Porto Alegre: Bookman, 2014. P. 546-570.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Perspectives on Global Development: Boosting productivity to meet the middle-income challenge. Paris: OECD, 2014.

PALMEIRAS, Jenifer de Brum; SGARI, Rosani; SZILAGYI, Carlos Leonardo Sgari. Desafios da Gestão Universitária: Competência e Desempenho: uma reflexão crítica na gestão. Anais [...] XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU Desafios da Gestão Universitária no Século XXI. Mar del Plata, Argentina, p. 1-9, 2015. Available in: http://bit.do/eZRev. Accessed in: December 16, 2018.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 14, n. 1, p. 29-52, 2009. Available in: http://bit.do/eZReo. Accessed in: December 03, 2018.

PERKMANN, Markus; KING, Zella; PAVELIN, Stephen. Engaging excellence? Effects of faculty quality on university engagement with industry. Research Policy, v. 40, n. 4, p. 539-552, 2011. Available in: http://bit.do/eZRd8. Accessed in: December 30, 2018.

SCHMIDT, João Pedro; CAMPIS, Luiz Augusto Costa. As instituições comunitárias e o novo marco jurídico do público não-estatal. Instituições comunitárias: instituições públicas não-estatais. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

SÍVERES, Luiz. Princípios estruturantes da extensão universitária. In: MENEZES, Ana Luisa Teixeira; SÍVERES, Luiz (Org.). Transcendendo fronteiras: a contribuição da extensão das nstituições comunitárias de ensino superior (ICES). Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011

DE SOUSA, Ana Maria Costa. Gestão acadêmica atual. In: COLOMBO, Sonia Simões; RODRIGUES, Gabriel Mário. Desafios da gestão universitária contemporânea. Penso Editora, 2011. p. 97–98.

STUARDO, Gonzalo Muñoz; SÁNCHEZ, Javiera Marfán. Competencias y formación para un liderazgo escolar efectivo en Chile Competences and Training for Effective School Leadership in Chile. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, v. 48, n. 1, p. 63-80, 2011.

TACHIZAWA, Takeshy; DE ANDRADE, Rui Otávio Bernardes. Gestão de instituições de ensino. 4º ed. FGV editora, 2006.

TOMLINSON, Frances. Idealistic and pragmatic versions of the discourse of partnership. Organization Studies, v. 26, n. 8, p. 1169-1188, 2005. Available in: http://bit.do/eZRdX. Accessed in: December 01, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). Universidade Nova: Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2011.

WEBSTER, Andrew; ETZKOWITZ, Henry. Academic-industry relations: the second academic revolution?. Science Policy Support Group (Great Britain), London, UK, 1991.

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Susana Jung, H. ., Fossatti, P., & Marlon Monticelli, J. . (2019). Perfil dos gestores nas universidades da comunitárias brasileiras. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18408

Edição

Seção

Artigos