Compreensão da educação escolar a partir do estudo de Martin Buber

Palavras-chave: Diálogo, Educação Dialógica, Martin Buber

Resumo

Trata-se de um texto desenvolvido a partir da percepção de Parreira, com respaldo na filosofia buberiana, com ênfase no fator que o homem se constitui a partir de uma dualidade relacional, seja pelo encontro, seja pela experiência, assumindo, respectivamente, uma das seguintes formas: Eu-Tu ou Eu-Isso. O Eu não se define e não se encerra em si mesmo, mas se constitui na relação com o Tu, ao se relacionar genuinamente com o seu semelhante, sob o reconhecimento dele como ser pleno de potencial e de experiências, sob o interesse no conhecimento do outro como ser humano, em um processo de mútuas contribuições. Já a relação com o Isso pauta-se na observação e na objetividade, em que o Eu se relaciona com as coisas, contudo, esse Eu também toma seres humanos como coisas, principalmente, em relacionamentos distantes, rígidos e protocolares. Diante disso, a autora pondera sobre os desdobramentos de tais questões na educação e problematiza o papel da escola e dos educadores para a construção de uma nova perspectiva educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alinne Monteiro da Cruz Atanasio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Letras-Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Goiás (2008) e pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade de Tecnologia de Palmas (2010); em Assessoria Linguística e Revisão Textual pela Universidade Estadual de Goiás (2011) e em Gestão Pública pela Faculdade de Serra da Mesa (2018). Atualmente é discente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no IFG - Câmpus Anápolis e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação - Dynamis. É servidora pública do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, onde atua no Apoio Administrativo e Pedagógico à Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares. Também possui experiência como docente na Educação Básica e Profissional. Desenvolve estudos nas áreas de Filosofia, Psicologia, Educação e Linguística, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Inclusão, Gestão Educacional e Formação Humana.

Referências

PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016.
Publicado
16-10-2020
Como Citar
Monteiro da Cruz Atanasio, A. (2020). Compreensão da educação escolar a partir do estudo de Martin Buber. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID18587
Seção
Resenha