Compreensão da educação escolar a partir do estudo de Martin Buber
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID18587Palavras-chave:
Diálogo, Educação Dialógica, Martin BuberResumo
Trata-se de um texto desenvolvido a partir da percepção de Parreira, com respaldo na filosofia buberiana, com ênfase no fator que o homem se constitui a partir de uma dualidade relacional, seja pelo encontro, seja pela experiência, assumindo, respectivamente, uma das seguintes formas: Eu-Tu ou Eu-Isso. O Eu não se define e não se encerra em si mesmo, mas se constitui na relação com o Tu, ao se relacionar genuinamente com o seu semelhante, sob o reconhecimento dele como ser pleno de potencial e de experiências, sob o interesse no conhecimento do outro como ser humano, em um processo de mútuas contribuições. Já a relação com o Isso pauta-se na observação e na objetividade, em que o Eu se relaciona com as coisas, contudo, esse Eu também toma seres humanos como coisas, principalmente, em relacionamentos distantes, rígidos e protocolares. Diante disso, a autora pondera sobre os desdobramentos de tais questões na educação e problematiza o papel da escola e dos educadores para a construção de uma nova perspectiva educacional.
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Referências
PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016.
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