A Fraude Acadêmica e o Código de Conduta na universidade:

a responsabilidade da formação ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18656

Palavras-chave:

Avaliação. Fraude acadêmica. Código de conduta. Ética.

Resumo

Este estudo trata da fraude acadêmica – que compreende o plágio e o que é comumente conhecida como cola, pesca, fila, no Brasil, e copianço, em Portugal. O objetivo foi refletir sobre o impacto da definição e do compartilhamento de um Código de Conduta na Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo se justifica uma vez que a fraude acadêmica é um conjunto de práticas de um estudante que pretenda burlar as regras definidas no âmbito da prática educativa, demonstrando ter conhecimentos que realmente não domina e, portanto, precisa ser enfrentada. A pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica e análise documental. A incidência do fenômeno é significativa, indicando que a cola é uma prática comum nas escolas e universidades. A proposta é que as universidades definam códigos de conduta, com urgência, para orientar estudantes e docentes a refletir sobre as consequências de suas ações e decisões.

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Biografia do Autor

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba e uma das coordenadoras do Programa de Extensão Univer-Cidade: uma aproximação necessária. É diretora administrativa do Instituto Campinas Sustentável e voluntária do observatório cidadão Campinas Que Queremos. Suas pesquisas tratam sobre avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Pimenta, M. A. de A., Domingues, I., & Vieira, T. C. G. . (2019). A Fraude Acadêmica e o Código de Conduta na universidade:: a responsabilidade da formação ética. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18656

Edição

Seção

Artigos