A Fraude Acadêmica e o Código de Conduta na universidade:

a responsabilidade da formação ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18656

Palabras clave:

Avaliação. Fraude acadêmica. Código de conduta. Ética.

Resumen

Este estudio trata del fraude académico (copiarse) - que comprende el plagio y lo que es comúnmente conocido como cola, pesca, fila, en Brasil, y copianço, en Portugal. El objetivo era reflexionar sobre el impacto de la definición y compartición de un código de conducta por la Institución de Enseñanza Superior (IES). El estudio se justifica una vez que la  fraude académico és un conjunto de prácticas de un estudiante que pretenda burlar las reglas definidas en el ámbito de la práctica educativa, demostrando tener conocimientos que realmente no domina. La investigación se realizó en base a revisión bibliográfica y análisis documental. La incidencia del fenómeno es significativa, indicando que el copiarse es una práctica común en las escuelas y universidades. La propuesta es que las universidades definan códigos de conducta, con urgencia, para orientar a estudiantes y docentes a reflexionar sobre las consecuencias de sus acciones y decisiones.

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Biografía del autor/a

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba e uma das coordenadoras do Programa de Extensão Univer-Cidade: uma aproximação necessária. É diretora administrativa do Instituto Campinas Sustentável e voluntária do observatório cidadão Campinas Que Queremos. Suas pesquisas tratam sobre avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.

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Publicado

20-12-2019

Cómo citar

Pimenta, M. A. de A., Domingues, I., & Vieira, T. C. G. . (2019). A Fraude Acadêmica e o Código de Conduta na universidade:: a responsabilidade da formação ética. Educación En Cuestión, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18656