Historia y formación del profesorado

Autores

  • Valentín Martínez Otero Pérez Universidad Complutense de Madrid
  • Marlúcia Menezes de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID19515

Palavras-chave:

História. Formação de professores. Modelos.

Resumo

Na primeira parte deste artigo, se realiza uma revisão histórica da educação no Brasil, em que se destaca a intervenção dos poderes públicas na educação, tanto no ensino em geral como na formação dos professores em particular. Essas iniciativas e reformas educacionais revelam avanços no processo de modernização, mas insuficientes no que diz respeito aos setores mais desfavorecidos. A segunda parte do artigo é dedicada, em caráter geral, a aspectos pedagógicos e didáticos da formação inicial e continuada dos professores. O foco ocorre na descrição de quatro modelos que, embora condicionados pelo passado, proporcionam chaves valiosas para uma educação atual.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Otero Pérez, V. M., & de Paiva, M. M. . (2019). Historia y formación del profesorado. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID19515

Edição

Seção

Artigos