Tatear e desvendar jogos eletrônicos

dispositivos móveis e crianças pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID19872

Palavras-chave:

Crianças pequenas. Letramento digital. Ludicidade. Jogos eletrônicos.

Resumo

O artigo aborda resultados da interação de crianças pequenas com jogos eletrônicos em dispositivos móveis, através de uma pesquisa realizada em uma instituição pública municipal de educação infantil da cidade de Maceió (Alagoas, Brasil). Teve como objetivo analisar os processos de letramento digital das crianças de 4 a 5 anos de idade, numa pesquisa-intervenção desenvolvida a partir das contribuições da sociologia da infância e dos estudos sobre letramento digital. O diário de campo e a videogravação foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, de modo a captar ações, expressões e interações das crianças com os tablets, com os adultos e entre si. As conclusões apontam que as crianças pequenas constroem ricas e diversificadas experiências com o universo digital na medida em que lhes são oferecidas condições necessárias para que possam explorar os tablets com criatividade e autonomia.

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

Izidro dos Anjos, C., & Leopoldo Mercado, L. P. (2020). Tatear e desvendar jogos eletrônicos: dispositivos móveis e crianças pequenas. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID19872

Edição

Seção

Artigos