O método de trabalho independente nos diálogos de coordenação de disciplinas
uma reflexão oportuna em contextos de ensino tradicionalista
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID20231Palavras-chave:
Ensino tradicionalista. Diálogos de coordenação de disciplinas. Método de trabalho independente. Independência cognitiva.Resumo
O artigo reflete sobre a pertinência de se pensar o método de trabalho independente nas escolas secundárias em Cabinda, partindo desde a coordenação de disciplina, nos planejamentos de unidades didáticas. O mesmo emerge do estudo desenvolvido por Mavungo (2014) que abordou sobre as valências desse método e das dificuldades metodológicas que envolvem o cotidiano dos professores dessas paragens. Neste artigo argumenta-se que, os contextos educativos predominados por abordagens tradicionalistas, a concepção dos métodos ativos no seio das coordenações de disciplinas propícia os diálogos formativos que consubstanciam a troca de experiências entre os professores, permitindo a ressignificação das suas praticas docentes. Suas conclusões apontam que, fomentar a independência e a criatividade cognitiva dos alunos, através do uso de métodos ativos é um imperativo ético que ajusta a escola aos vários desafios sociais que são enfrentados pelos alunos.
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