O menino e o mundo

perdas e enfrentamentos da criança no cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21100

Palavras-chave:

Cinema. Infância. Migração. Globalização.

Resumo

Neste ensaio, nos debruçaremos sobre as narrativas de desenraizamento e enfrentamento, abordados na animação “O menino e o Mundo” (Brasil- 2013), de Alê Abreu. Nosso objetivo será analisar, na potência dessa obra, vestígios de uma infância brasileira presente nos deslocamentos migratórios forçados, na constituição das cidades e suas consequências humanas. O aporte teórico estará alicerçado em Milton Santos com seu olhar sobre as motivações e consequências da mobilidade interna das populações no Brasil e na América Latina; nas análises de Bauman sobre as causas sociais e consequências humanas da errância dos indivíduos no espaço globalizado; e também nas contribuições de Cecconi e Polenghi que apontam o cinema como fonte para os estudos históricos da infância. Como resultado, esperamos ampliar o entendimento da presença e papel das infâncias na dinâmica das migrações e da cidade, também assinalando o lugar de “O menino e o Mundo” na história do cinema brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cordeiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de História e Historiografia da Educação (2015). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Professora Adjunta no Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Memórias e Histórias sobre Educação. Atualmente sua ênfase recai sobre a História da Educação e da Cultura Material na Educação, principalmente nos seguintes temas: arquivos escolares, história do provimento material da escola Primária e Normal no início do século XX, história editorial da literatura infantil, além de estudos acerca da História da Infância na América Latina e dos movimentos pan-americanos em prol da infância.

Gizele de Souza, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Professora Associada do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – Curitiba-Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR).   

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina _ UDESC- Brasil

Professora Associada do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Observatório de Práticas Escolares - OPE / UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução: Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

______. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

CECCONI, Luciano. I bambini nel cinema: le rappresentazioni dell’infanzia nella storia del cinema – com um contributo di Benedetto Vertecchi. Milano: Franco Angeli, 2017.

CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994, 4ª.ed.

FARGE, Arlette. Lugares para a História. Tradução: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção História e Historiografia)

ORTEGA Y GASSET, José. La Deshumanizacion del Arte/ Ideas Sobre la Novela, Santiago de Chile Cultura, 1937.

POLENGHI, Simonetta. Immagini per la memoria: il cinema come fonte storico-educativa. IN: MALAVASI, Pieluigi; POLENGHI, Simonetta; RIVOLTELLA, Pier Cesare (a cura di). Cinema, pratiche formativa, educazione. Milano: VitaePensiero, 2009, p.19-52.

ROSA, Miriam Debieux; BERTA, Sandra Letícia; CARIGNATO, Taeco Toma; ALENCAR, Sandra. A condição errante do desejo: os imigrantes, migrantes, refugiados e a prática psicanalítica clínico-política. Revista Latino americana de Psicopatologia Fundam., São Paulo, v. 12, n. 3, p. 497-511, Sept. 2009. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142009000300006&lng=en&nrm=iso. Acesso 28 July 2017.

SALIBA, Elias Thomé. História e mobilidade em Central do Brasil. IN: SOARES, Mariza de Carvalho (org). A história vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SANTOS, Milton. Ensaios sobre a urbanização Latino-Americana. São Paulo: HUCITEC, 1982.

______. O espaço da cidadania e outras reflexões. Organização: SILVA, Eliane.; NEVES, Gervásio Rodrigo.; MARTINS, Liana Bach. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção o Pensamento Político Brasileiro; V. 3)

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LARROSA, Jorge; LOPES, José de Souza Miguel. Apresentação: Olhar a Infância. IN: Teixeira, Inês.; LARROSA, Jorge.; LOPES, José de Sousa Miguel (orgs.). A infância vai ao Cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Cinema, cultura e educação).

Publicado

03-09-2020

Como Citar

Cordeiro, A., Souza, G. ., & Gaspar da Silva, V. L. (2020). O menino e o mundo: perdas e enfrentamentos da criança no cinema brasileiro. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21100

Edição

Seção

Artigos