O menino e o mundo
perdas e enfrentamentos da criança no cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21100Palavras-chave:
Cinema. Infância. Migração. Globalização.Resumo
Neste ensaio, nos debruçaremos sobre as narrativas de desenraizamento e enfrentamento, abordados na animação “O menino e o Mundo” (Brasil- 2013), de Alê Abreu. Nosso objetivo será analisar, na potência dessa obra, vestígios de uma infância brasileira presente nos deslocamentos migratórios forçados, na constituição das cidades e suas consequências humanas. O aporte teórico estará alicerçado em Milton Santos com seu olhar sobre as motivações e consequências da mobilidade interna das populações no Brasil e na América Latina; nas análises de Bauman sobre as causas sociais e consequências humanas da errância dos indivíduos no espaço globalizado; e também nas contribuições de Cecconi e Polenghi que apontam o cinema como fonte para os estudos históricos da infância. Como resultado, esperamos ampliar o entendimento da presença e papel das infâncias na dinâmica das migrações e da cidade, também assinalando o lugar de “O menino e o Mundo” na história do cinema brasileiro.
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