As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais

  • Ana Maria Alves Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Eficiência. Eficácia. Nova Gestão Pública. Desigualdades educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de eficiência e de eficácia como matrizes valorativas que se apresentam para os sistemas educacionais. Compreende-se que tais matrizes emergem a partir da adoção de um novo modelo teórico na orientação da gestão estatal, denominado a Nova Gestão Pública (NGP). Com um desenho metodológico qualitativo, apoiado na análise bibliográfica e documental, o artigo tem como aportes teóricos principais as abordagens de Vigoda, Popkewitz e Van Zantem sobre as matrizes e racionalidades propostas pela NGP. Considera-se que esse modelo, ao introduzir a avaliação externa, a produção de indicadores e a construção de escalas universalizantes como ferramentas de gestão, altera a relação entre o Estado e a educação. Conclui-se que a incorporação da eficiência e da eficácia como matrizes normativas pela NGP em um contexto de persistentes desigualdades educacionais, estabelecendo metas universais de desempenho, não configura uma abordagem equitativa, o que apresenta limitações ao necessário enfrentamento dessas desigualdades.

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Publicado
25-08-2020
Como Citar
Alves Saraiva, A. M. (2020). As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais . Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21116
Seção
Artigos