As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais

Autores

  • Ana Maria Alves Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21116

Palavras-chave:

Eficiência. Eficácia. Nova Gestão Pública. Desigualdades educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de eficiência e de eficácia como matrizes valorativas que se apresentam para os sistemas educacionais. Compreende-se que tais matrizes emergem a partir da adoção de um novo modelo teórico na orientação da gestão estatal, denominado a Nova Gestão Pública (NGP). Com um desenho metodológico qualitativo, apoiado na análise bibliográfica e documental, o artigo tem como aportes teóricos principais as abordagens de Vigoda, Popkewitz e Van Zantem sobre as matrizes e racionalidades propostas pela NGP. Considera-se que esse modelo, ao introduzir a avaliação externa, a produção de indicadores e a construção de escalas universalizantes como ferramentas de gestão, altera a relação entre o Estado e a educação. Conclui-se que a incorporação da eficiência e da eficácia como matrizes normativas pela NGP em um contexto de persistentes desigualdades educacionais, estabelecendo metas universais de desempenho, não configura uma abordagem equitativa, o que apresenta limitações ao necessário enfrentamento dessas desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, Stephen John. Education reform. A critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington: dc,1996. Disponível em: http://documentos.bancomundial.org/curated/es/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

BURNS, Tracey; SCHULLER, Tom. The Evidence Agenda. OCDE – Centre for Educational Research and Innovation,2007. Disponível em: http://www.oecd.org/education/ceri/47435459.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.

UNESCO/CEPAL. Educación y conocimiento: Eje de la transformación productiva con equidad. Chile, 1992. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/2130/1/s9250755_es.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.

CUNHA, Luiz Antônio. O projeto reacionário de educação. 2016. Disponível em: http://luizantoniocunha.pro.br/uploads/independente/1-EduReacionaria.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020. (E-book).

DASSO JUNIOR, Aragon Érico. “Nova Gesta?o Pública”: a teoria de administração pu?blica do Estado ultraliberal. S/l, 2014. Disponível em: https://document.onl/download/link/nova-gestao-publica-ngp-a-teoria-de-administracao-publica-do. Acesso em: 20 fev. 2020.

DÉLOY, Yves. École et citoyenneté-L’individualism républicain de Jules Ferry à Vichy: controverses. Paris : Presse de la FNSP, 1994.

DEROEUT, Jean-Louis; DEROUET, MARIE-CLAUDE. Repenser la justice dans le domaine de l’education et de la formation. Lyon: INRP, 2009.

ESCOBAR, Arturo. La invencio?n del tercer mundo: construccio?n y deconstruccio?n del desarrollo. Venezuela: Fundacio?n Editorial, 2007. Disponível em: https://bibliotecapromocion.msp.gob.ec/greenstone/collect/promocin/index/assoc/HASH018c.dir/doc.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.

FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 37-69, jan. 1998.

LESSARD, Claude. Pesquisa e Políticas Educativas (Verbete). In: van ZANTEN, Agnès (Coord). Dicionário de Educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

LINDBLAD, Sverker; PETTERSON, Daniel; POPKEWITZ, Thomas. (eds.). Education by the Numbers and the Making of Society. The Expertise of International Assessments. New York: Routledge, 2018.

MADAUS, George; AIRASIAN, Peter; KELLAGHAN, Thomas. School effectiveness: a reassessment of the evidence. New York: MacGrow-Hill Book Company, 1980.

MARIANI, Maria Clara. Educac?a?o e cie?ncias sociais: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. In: SCHWARTZMAN, Simon (org.). Universidades e instituições cientificas no Rio de Janeiro. Brasi?lia: CNPq, 1982.

MARINI, Rui Mauro. De lós Orígenes a La Cepal. In: MARINI, Rui Mauro; MILLÁN, Márgara (org.) La teoría social Latinoamericana: UNAM, CELA, 1994. (Tomo 1).

MINTROP, Rick. Gerencialismo neoliberal e profissionalização em escolas dos Estados Unidos. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; CARVALHO, Luís Miguel; LEVASSEUR, Louis; MIN, Liu; NORMAND, Romuald (org.). Políticas Educacionais e a reestruturação da profissão do educador. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

MOSTELLER. Frederick; MOYNIHAN, Daniel. Antecedentes, importância e descobertas do relatório sobre a igualdade de oportunidades educacionais. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MOULIER-BOUTANG, Yann. Le capitalisme cognitif: la nouvelle grande transformation, Paris: E?ditions Amsterdam, 2007.

MOULIER-BOUTANG, Yann. of public administration and public policy. New York: Marcel Dekker, 2003. (v. 2).

NÓVOA, Anto?nio; CARVALHO, Lui?s Miguel; YANES, Cristina. La comparaison comme politique: le tournant du de?but du 21 sie?cle. Nouveaux C@hiers de la Recherche en Education, v. 17, n. 1, p. 121-144, 2014.

ORGANIZAÇÃO Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. New Challenges for Educational Research, Paris, 2003. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/new-challenges-for-educational-research_9789264100312-en#page1. Acesso em: 14 jan. 2020.

ORGANIZAÇÃO para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Innovation in the Knowledge Economy: Implications for Education and Learning. OECD Publications Service, Paris, 2004. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/innovation-in-the-knowledge-economy_9789264105621-en#page1. Acesso em: 14 jan. 2020.

ORGANIZAÇÃO para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Evidence in Education: Linking Research and Policy, Paris, 2007. Disponível em: http://www.oecd.org/education/ceri/evidenceineducationlinkingresearchandpolicy.htm#1. Acesso em: 16 jan. 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre William Barbosa; CLEMENTINO, Ana Maria. A Nova Gestão pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) Diretores(as). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 70-726, set./dez. 2017. (Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação no século XXI).

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A profissão docente no contexto da nova gestão pública no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; CARVALHO, Luís Miguel; LEVASSEUR, Louis; MIN, Liu; NORMAND, Romuald (org.). Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

POPKEWITZ, Thomas; LINDBLAD, Sverker. A fundamentação estatística, o governo da educação e a inclusão e exclusão sociais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 136, p. 727-754, set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302016000300727&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 abr. 2020.

PRESBISCH, Raúl; FURTADO, Celso; PINTO, Aníbal. DESAROLLO Y MODERNIZACIÓN. In: MARINI, Rui Mauro e MILLÁN, Márgara (org.). La teoria social Latinoamericana: de los Orígenes a la CEPAL. México: UNAM, 1994. (Tomo 1).

PROST, Antoine. L'Enseignement est-il démocratisé? Paris, PUF, 1986.

SAUSSEZ, Frédéric; LESSARD, Claude. A educação baseada na prova. De que se trata? Quais são suas implicações? In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila, Andrade (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Sistema de educação: subsídios para a conferência nacional de educação. 2009. Disponível em: http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/conae_dermevalsaviani.pdf. Acesso em: 2 nov. 2019.

VAN ZANTEM, Agnès. Política educacional. Dicionário da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

VIGODA, Eran. New public management. In: RABIN, Jack (ed.). Encyclopedia of Public Administration and Public Policy. New York: Marcel Dekker, 2003. (v. 2).

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Alves Saraiva, A. M. (2020). As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais . Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21116

Edição

Seção

Artigos