Ética como espaço de ressonâncias do cuidado de si docente na escola e na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264Palavras-chave:
Cuidado de si. BNCC. Biopolítica. Governamentalidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente, trazendo como contexto a escola pública e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O percurso metodológico, adotado nesta pesquisa, se concentra na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si e na concepção de educação, concernente à teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes pertencentes à rede pública estadual da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, e da análise da BNCC, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência de cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.
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PARTICIPANTE 3. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.
PARTICIPANTE 5. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.
PARTICIPANTE 6. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.
PARTICIPANTE 7. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.
PARTICIPANTE 8. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.
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