Ética como espaço de ressonâncias do cuidado de si docente na escola e na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264

Palavras-chave:

Cuidado de si. BNCC. Biopolítica. Governamentalidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente, trazendo como contexto a escola pública e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O percurso metodológico, adotado nesta pesquisa, se concentra na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si e na concepção de educação, concernente à teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes pertencentes à rede pública estadual da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, e da análise da BNCC, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência de cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.

 

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Biografia do Autor

Cláudia Soave, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa em Filosofia da Educação pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Mestra em Filosofia (2014), na Linha de Pesquisa em Ética Aplicada - pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Possui Especialização em Arteterapia - Desenvolvimento Humano e Criatividade no Espaço Social, da Saúde e da Educação (2011) e MBA em Estratégias de Marketing (2004) pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - RS (CNEC-BG). Bacharel em Administração de Empresas (2000) pela Universidade de Caxias do Sul - RS - (UCS), Licenciatura Plena em Administração pelo Instituto Federal de Educação (2015), Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - (IFRS) Campus Farroupilha. Docente nas disciplinas de Gestão no IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, desde 2014. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi professora de Ensino Superior na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves entre 2008 e 2014 das disciplinas Pesquisa de Marketing, Administração da Remuneração, Gestão do Clima Organizacional e Gerência da Qualidade. Prestou consultoria e ministrou cursos focados em Marketing, Endomarketing  e Criatividade, de 2008 a 2014. Trabalhou em indústrias, instituições não governamentais e prestadoras de serviço, no período de 1989 a 2007 nas quais atuou em diferentes áreas: gerência de marketing e endomarketing, planejamento estratégico, assessoria administrativa e financeira, supervisão, organização e coordenação de treinamentos em projetos educativo-pedagógicos e relacionais, auxiliar de departamento comercial e estagiária do setor bancário. Foi membro da diretoria executiva CIC - Centro da Indústria e Serviços de Bento Gonçalves, Bento Gonçalves - RS, nas gestões: 2004-2005 e 2006-2007. Mediou trabalhos voluntários. Realizou encontros e jornadas de Arteterapia, Criatividade e Desenvolvimento Humano individualmente e em parceria com outros profissionais da área. ORCID: 0000-0001-9887-5179

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PARTICIPANTE 1. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 3. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 5. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 6. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 7. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 8. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 10. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Soave, C., Corte Real Barbieri, S. ., & Antônio da Rosa, G. . (2020). Ética como espaço de ressonâncias do cuidado de si docente na escola e na BNCC. Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264

Edição

Seção

Artigos