Ethics as a space for voice and resonances in the care of the teacher in public school and in BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264

Keywords:

Care of oneself. BNCC. Biopolitics. Governmentality.

Abstract

This article has the purpose to reflect on the care of the teacher oneself and his resonances. The methodological course was based on Foucault's theory (2000, 2001, 2008, 2010) of caring for oneself and the conception of education in Morin (2001, 2003). Through the writing and listening of teachers from the public schools from the state of Rio Grande do Sul and the documentary analysis of the National Curricular Common Base (Base Nacional Comum Curricular – BNCC), it was possible to problematize the teacher silencing due to the need of self care and the influence of the brazilian educational policies. In this context, the teachers are conditioned to normalization and biopolitical control by the mechanisms of governmentality.

 

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Author Biography

Cláudia Soave, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa em Filosofia da Educação pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Mestra em Filosofia (2014), na Linha de Pesquisa em Ética Aplicada - pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Possui Especialização em Arteterapia - Desenvolvimento Humano e Criatividade no Espaço Social, da Saúde e da Educação (2011) e MBA em Estratégias de Marketing (2004) pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - RS (CNEC-BG). Bacharel em Administração de Empresas (2000) pela Universidade de Caxias do Sul - RS - (UCS), Licenciatura Plena em Administração pelo Instituto Federal de Educação (2015), Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - (IFRS) Campus Farroupilha. Docente nas disciplinas de Gestão no IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, desde 2014. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi professora de Ensino Superior na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves entre 2008 e 2014 das disciplinas Pesquisa de Marketing, Administração da Remuneração, Gestão do Clima Organizacional e Gerência da Qualidade. Prestou consultoria e ministrou cursos focados em Marketing, Endomarketing  e Criatividade, de 2008 a 2014. Trabalhou em indústrias, instituições não governamentais e prestadoras de serviço, no período de 1989 a 2007 nas quais atuou em diferentes áreas: gerência de marketing e endomarketing, planejamento estratégico, assessoria administrativa e financeira, supervisão, organização e coordenação de treinamentos em projetos educativo-pedagógicos e relacionais, auxiliar de departamento comercial e estagiária do setor bancário. Foi membro da diretoria executiva CIC - Centro da Indústria e Serviços de Bento Gonçalves, Bento Gonçalves - RS, nas gestões: 2004-2005 e 2006-2007. Mediou trabalhos voluntários. Realizou encontros e jornadas de Arteterapia, Criatividade e Desenvolvimento Humano individualmente e em parceria com outros profissionais da área. ORCID: 0000-0001-9887-5179

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PARTICIPANTE 1. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 3. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 5. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 6. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 7. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 8. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 10. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

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Published

25-08-2020

How to Cite

Soave, C., Corte Real Barbieri, S. ., & Antônio da Rosa, G. . (2020). Ethics as a space for voice and resonances in the care of the teacher in public school and in BNCC. Journal Education in Question, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264