Ética como espacio de voz y resonancias del cuidado de sí docente en la escuela pública y en la BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264

Palabras clave:

Cuidado de sí. BNCC. Biopolítica. Gubernamentalidad.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo reflexionar sobre la ética del cuidado de sí docente, en la escuela pública y en la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El recorrido metodológico se concentra en la Teoría de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente al cuidado de sí, y de la concepción de educación, en lo que concierne a la teoría de Morin (2001, 2003). Por medio de la escrita y de la escucha de una muestra de docentes, de la red pública del estado de Río Grande do Sul, y del análisis de la BNCC, se problematiza el silenciamiento docente influenciado por políticas educacionales brasileñas, fruto y consecuencia de la carencia del cuidado de sí, bien como de la pérdida de carácter y de la anulación de espacios democráticos. En ese contexto, queda entendido que la actuación docente se encuentra condicionada a las normalizaciones y al control biopolítico, por medio de los mecanismos de la gubernamentalidad.

 

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Biografía del autor/a

Cláudia Soave, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa em Filosofia da Educação pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Mestra em Filosofia (2014), na Linha de Pesquisa em Ética Aplicada - pela Universidade de Caxias do Sul - RS (UCS). Possui Especialização em Arteterapia - Desenvolvimento Humano e Criatividade no Espaço Social, da Saúde e da Educação (2011) e MBA em Estratégias de Marketing (2004) pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - RS (CNEC-BG). Bacharel em Administração de Empresas (2000) pela Universidade de Caxias do Sul - RS - (UCS), Licenciatura Plena em Administração pelo Instituto Federal de Educação (2015), Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - (IFRS) Campus Farroupilha. Docente nas disciplinas de Gestão no IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, desde 2014. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Logística no período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi professora de Ensino Superior na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves entre 2008 e 2014 das disciplinas Pesquisa de Marketing, Administração da Remuneração, Gestão do Clima Organizacional e Gerência da Qualidade. Prestou consultoria e ministrou cursos focados em Marketing, Endomarketing  e Criatividade, de 2008 a 2014. Trabalhou em indústrias, instituições não governamentais e prestadoras de serviço, no período de 1989 a 2007 nas quais atuou em diferentes áreas: gerência de marketing e endomarketing, planejamento estratégico, assessoria administrativa e financeira, supervisão, organização e coordenação de treinamentos em projetos educativo-pedagógicos e relacionais, auxiliar de departamento comercial e estagiária do setor bancário. Foi membro da diretoria executiva CIC - Centro da Indústria e Serviços de Bento Gonçalves, Bento Gonçalves - RS, nas gestões: 2004-2005 e 2006-2007. Mediou trabalhos voluntários. Realizou encontros e jornadas de Arteterapia, Criatividade e Desenvolvimento Humano individualmente e em parceria com outros profissionais da área. ORCID: 0000-0001-9887-5179

Citas

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PARTICIPANTE 1. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 3. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 5. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 6. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 7. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 8. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

PARTICIPANTE 10. Carta. Encontros e ressonâncias: o eu e o outro em nós. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), 19 julho 2018.

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Publicado

25-08-2020

Cómo citar

Soave, C., Corte Real Barbieri, S. ., & Antônio da Rosa, G. . (2020). Ética como espacio de voz y resonancias del cuidado de sí docente en la escuela pública y en la BNCC. Educación En Cuestión, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21264