Concepções e práticas docentes

o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404

Palavras-chave:

Pedagogia a distância. Projeto pedagógico. Teoria e prática.

Resumo

Este artigo analisa concepções e práticas pedagógicas de dois cursos de Pedagogia, realizados na modalidade a distância. A pesquisa fundamenta-se na discussão teórica sobre currículo na formação de professores, considerando as perspectivas de Sacristán (2000), Mckernan (2009) e Nóvoa (2017).  Os dados deste estudo qualitativo são as produções escritas e publicadas sobre os cursos na forma de artigos, capítulos de livros e dissertações de mestrado, disponíveis em repositórios digitais com acesso on-line. Uma análise de conteúdo foi realizada com base em categorias que permitiram mapear e compreender os modelos de formação “em ação”, destacando-se como as especificidades dos currículos sustentaram as aprendizagens dos estudantes. Os resultados evidenciam que a articulação teoria e prática, elemento central nos projetos pedagógicos dos cursos, foi efetivada (currículo real) mediante uma estratégia de formação baseada em análises e reflexões sobre as experiências dos alunos em seus espaços de docência, favorecendo os processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Editora associada da Revista Professare. Coordenadora Adjunta do Centro de Professores da UFRGS (FORPROF/UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Analisa Zorzi, Universidade Federal de Pelotas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia intelectual, educação a distância, prática docente e estágios curriculares.

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UFRGS (2017), Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRRJ (2006) e Licenciada em Pedagogia pela UFSM (1999). Tese de doutorado desenvolvida na linha de pesquisa Tecnologias digitais na Educação. É pedagoga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência como gestora na assessoria técnica e pedagógica para novas propostas de cursos a distância; foi coordenadora das capacitações para EAD no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e professora de cursos de extensão em EAD na Fundação Cecierj. Atuando principalmente nos seguintes temas: tendências pedagógicas na EAD; formação de professores e tutores em contextos digitais; qualidade na EAD e metodologias ativas. Coautora do material didático digital Elucidário de Piaget: o possível e o necessário e do curso online aberto (MOOC) Moodle para Aluno

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. FACED-UFRGS, 2006.

Publicado

16-10-2020

Como Citar

Aragón, R., Zorzi, A., & Boff Turchielo, L. . (2020). Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância . Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404

Edição

Seção

Artigos