Concepções e práticas docentes

o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404

Palabras clave:

La pedagogía a distancia. Proyecto pedagógico. Teoría y práctica.

Resumen

Este artículo analiza los conceptos y prácticas pedagógicas de dos cursos de pedagogía, en el modelo a distancia. La investigación se basa en la discusión teórica sobre el currículo en la formación docente, considerando las perspectivas de Sacristán (2000), Mckernan (2009) y Nóvoa (2017). Los datos recopilados de este estudio cualitativo son las producciones escritas y publicadas sobre los cursos en forma de artículos en publicaciones periódicas, capítulos de libros y tesis de maestría, disponibles en repositorios digitales con acceso en línea. Se realizó un análisis de contenido basado en categorías que permitieron mapear y comprender los modelos de capacitación “en acción”, destacando como las características de los planes de estudio apoyaban el aprendizaje de los estudiantes. Los resultados muestran que la articulación entre teoría y práctica, elemento central en los proyectos pedagógicos de los cursos, se realizó (currículum real) a través de una estrategia de capacitación basada en análisis y reflexiones sobre las experiencias de los estudiantes en sus espacios de enseñanza, favoreciendo los procesos de aprendizaje. 

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Biografía del autor/a

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Editora associada da Revista Professare. Coordenadora Adjunta do Centro de Professores da UFRGS (FORPROF/UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Analisa Zorzi, Universidade Federal de Pelotas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia intelectual, educação a distância, prática docente e estágios curriculares.

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UFRGS (2017), Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRRJ (2006) e Licenciada em Pedagogia pela UFSM (1999). Tese de doutorado desenvolvida na linha de pesquisa Tecnologias digitais na Educação. É pedagoga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência como gestora na assessoria técnica e pedagógica para novas propostas de cursos a distância; foi coordenadora das capacitações para EAD no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e professora de cursos de extensão em EAD na Fundação Cecierj. Atuando principalmente nos seguintes temas: tendências pedagógicas na EAD; formação de professores e tutores em contextos digitais; qualidade na EAD e metodologias ativas. Coautora do material didático digital Elucidário de Piaget: o possível e o necessário e do curso online aberto (MOOC) Moodle para Aluno

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. FACED-UFRGS, 2006.

Publicado

16-10-2020

Cómo citar

Aragón, R., Zorzi, A., & Boff Turchielo, L. . (2020). Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância . Educación En Cuestión, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404