Concepções e práticas docentes

o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404

Keywords:

Pedagogy at a distance. Pedagogical project. Theory and practice.

Abstract

This article analyzes pedagogical conceptions and practices of two Pedagogy courses, held in distance learning. The research is based on the theoretical discussion about curriculum in teacher education, considering the perspectives of Sacristán (2000), Mckernan (2009) and Nóvoa (2017). The data of this qualitative study are the written and published productions about the courses in the form of articles, book chapters and master's theses, available in digital repositories with online access. A content analysis was carried out based on categories that allowed to map and understand the education models “in action”, highlighting how the specificities of the curricula supported the students' learning. The results show that the articulation between theory and practice, a central element in the pedagogical projects of the courses, was effected (real curriculum) through a training strategy based on analyses and reflections on the experiences of students in their spaces of teaching, favoring learning processes.

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Author Biographies

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Editora associada da Revista Professare. Coordenadora Adjunta do Centro de Professores da UFRGS (FORPROF/UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Analisa Zorzi, Universidade Federal de Pelotas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia intelectual, educação a distância, prática docente e estágios curriculares.

Luciana Boff Turchielo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela UFRGS (2017), Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRRJ (2006) e Licenciada em Pedagogia pela UFSM (1999). Tese de doutorado desenvolvida na linha de pesquisa Tecnologias digitais na Educação. É pedagoga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência como gestora na assessoria técnica e pedagógica para novas propostas de cursos a distância; foi coordenadora das capacitações para EAD no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e professora de cursos de extensão em EAD na Fundação Cecierj. Atuando principalmente nos seguintes temas: tendências pedagógicas na EAD; formação de professores e tutores em contextos digitais; qualidade na EAD e metodologias ativas. Coautora do material didático digital Elucidário de Piaget: o possível e o necessário e do curso online aberto (MOOC) Moodle para Aluno

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Published

16-10-2020

How to Cite

Aragón, R., Zorzi, A., & Boff Turchielo, L. . (2020). Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância . Journal Education in Question, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21404