Controle e resistência do magistério capixaba (1908-1909)
“o drama da professora Joanna Passos”
Resumo
Investiga o processo de demissão e a inconformidade da professora Joanna Passos, em face dos mecanismos de controle exercidos sobre o magistério público capixaba, nos anos iniciais da República. Analisa o percurso singular e as estratégias jogadas pela docente, utilizando como fontes documentos oficiais, cartoriais e jornalísticos. Considera que os discursos do governador Jerônimo Monteiro e do inspetor geral da instrução pública Carlos Alberto Gomes Cardim, influenciados por ideais iluministas que pareciam defender o avanço dos direitos sociais, deram suporte a práticas coronelistas evidenciadas na relação entre o público e o privado, como o nepotismo e os interesses clientelistas, moralistas e elitistas, que afetavam a prestação de serviços educacionais. Problematiza o debate em torno do “caso Joanna Passos”, registrado pela imprensa, assim como mobilizações populares em apoio à professora, cuja resistência às práticas autoritárias de controle do magistério evidencia margens de possibilidades de escolhas conscientes que alimentam mudanças (LEVI, 1996).
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Referências
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