A forma-escola inovadora

permanências, ressignificações e deslocamentos

Palavras-chave: Inovação, Forma-escola, Escolas Inovadoras, Análise do discurso

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre escolas inovadoras, com vistas a investigar e problematizar os deslocamentos do que Jacques Rancière (1988) nomeia de “forma-escola”, descrevendo e analisando como esse conceito opera em tais escolas. O material empírico foi constituído por 12 episódios de documentários da série Destino Educação: Escolas Inovadoras, produzida pelo Canal Futura. A metodologia utilizada foi análise de discurso, em uma perspectiva foucaultiana. Utilizaram-se as teorizações sobre formação de professores, inovação e estudos foucaultianos. Identificamos que as escolas analisadas mantêm, ainda que de forma profanada (LARROSA, 2017), os cinco elementos da “forma-escola” (tempo, espaço, materiais, atividades e sujeitos), com diferentes ênfases e de diferentes modos. Os elementos da “forma-escola” estão presentes nas escolas inovadoras e que essa forma profanada é o que constitui a forma-escola inovadora.

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Biografia do Autor

Antônia Regina Gomes Neves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

É Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (bolsista CAPES), com estágio doutoral na Universidade do Porto-Portugal (2018/2019 - bolsista Capes). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (bolsista CAPES-PROEX). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - GEPI e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI. Trabalha com os temas: Inovação, práticas pedagógicas, qualidade e formação de professores. E-mail: antoniaar1@hotmail.com

Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Possui graduação no curso de Pedagogia - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e graduação no curso médio de Teologia - Bacharelado pelo Seminário Teológico SDC/ES. É bolsista integral da CAPES/Proex, integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI/CNPq. Foi bolsista de Iniciação Científica Unibic/Unisinos (2013-2015) e bolsista Pibic/CNPq (2016-2017).Trabalha com temáticas relacionadas à constituição da docência do professor iniciante e das docências contemporâneas. Tem experiência na área de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Elí Terezinha Henn Fabris , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (UNISC) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional (1979) pela Universidade de Passo Fundo- (UPF.). É professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Coordena a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: currículo, formação de professores, inclusão, pedagogias culturais, práticas pedagógicas e docência contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças(GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq. Na UFRGS participa do NECCSO. Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015. No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral - Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal. Desde 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED ? Educação. Faz parte do comitê assessor de Educação da FAPERGS, desde setembro de 2019.

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Publicado
21-10-2020
Como Citar
Regina Gomes Neves, A., de Mello Hetti Bahia , S. B., & Henn Fabris , E. T. (2020). A forma-escola inovadora. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21865
Seção
Artigos