Editais de concurso docente da Universidade Federal do Pampa
uma análise sobre a Lei de Cotas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22275Palavras-chave:
Cotas raciais. Concurso Público. Universidade. Raça.Resumo
Uma conquista no âmbito das políticas afro-reparatórias é a Lei 12.990/2014, de 09 de junho de 2014, que reserva 20% das vagas em concurso público para candidatas(os) negras(os). Desse modo, o presente artigo tem como objetivo investigar a aplicação dessa lei nos editais para docência na Universidade Federal do Pampa, bem como sua procura e o ingresso docente via cotas raciais. Para tanto, utilizando a metodologia da etnografia de documentos, analisa 74 editais de ingresso, do período de 2014 a 2018, para docência superior na instituição. O contexto dessas análises confirma que a instituição atende a Lei em cada um de seus editais. No entanto, revela que as reservas de cotas raciais não estão sendo procuradas na proporção de sua oferta e que as(os) candidatas(os) não avançam nas etapas dos concursos. Com isso, percebemos a necessidade de ressaltar a importância das cotas raciais, já que os resultados deste estudo evidenciam a escassa procura por essas vagas e o baixo percentual de aprovação.
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