Editais de concurso docente da Universidade Federal do Pampa

uma análise sobre a Lei de Cotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22275

Palavras-chave:

Cotas raciais. Concurso Público. Universidade. Raça.

Resumo

Uma conquista no âmbito das políticas afro-reparatórias é a Lei 12.990/2014, de 09 de junho de 2014, que reserva 20% das vagas em concurso público para candidatas(os) negras(os). Desse modo, o presente artigo tem como objetivo investigar a aplicação dessa lei nos editais para docência na Universidade Federal do Pampa, bem como sua procura e o ingresso docente via cotas raciais. Para tanto, utilizando a metodologia da etnografia de documentos, analisa 74 editais de ingresso, do período de 2014 a 2018, para docência superior na instituição. O contexto dessas análises confirma que a instituição atende a Lei em cada um de seus editais. No entanto, revela que as reservas de cotas raciais não estão sendo procuradas na proporção de sua oferta e que as(os) candidatas(os) não avançam nas etapas dos concursos. Com isso, percebemos a necessidade de ressaltar a importância das cotas raciais, já que os resultados deste estudo evidenciam a escassa procura por essas vagas e o baixo percentual de aprovação.

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Biografia do Autor

Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa/ Unipampa

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana- RS. Pequisadora do Grupo de Pesquisa Tuna – gênero, educação e diferença da Unipampa. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8008-5830

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências. Professora da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana-RS. Vice-lider do Grupo de Pesquisa Tuna – gênero, educação e diferença da Unipampa. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0608-4490

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Publicado

16-10-2020

Como Citar

Barbosa Soares, C., & Ferreira da Silva, F. . (2020). Editais de concurso docente da Universidade Federal do Pampa: uma análise sobre a Lei de Cotas. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22275

Edição

Seção

Artigos