Hibridismo na gestão escolar
percepções dos diretores escolares da cidade de Dourados (Mato Grosso do Sul)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID22747Palavras-chave:
Gestão Escolar. Diretores de Escola. Educação Básica em Dourados-MS. Gestão Democrática.Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa as percepções de diretores escolares sobre a gestão das escolas, elegendo como foco de análise as escolas públicas da cidade de Dourados – MS, captadas por meio de entrevistas, ancorada em abordagem qualitativa. Observou-se que coexistem, no trabalho dos diretores escolares, ao menos três fontes de influência: a) o patrimonialismo do qual derivam práticas clientelistas na gestão da coisa pública; b) a gestão democrática consolidada como princípio constitucional da educação pública, e; c) a Nova Gestão Pública que se apresenta no campo discursivo como novo padrão de eficiência a ser adotado em todos os âmbitos da administração. Constata-se a existência de um amálgama das três fontes de influência, nas percepções dos diretores sobre a gestão escolar. Localiza a presença de concepções e práticas clientelistas historicamente presentes nas instituições escolares em convivência com elementos da gestão democrática e da nova gestão pública. As percepções identificadas traduzem um hibridismo das concepções, recebendo influências díspares destas três fontes, ainda que seja perceptível uma recusa do patrimonialismo.
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