A Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23300Palavras-chave:
Fundação Victor Civita. Relação público-privada. Empresariado Brasileiro. Educação.Resumo
Neste artigo, realiza-se um estudo sobre a articulação de diversas entidades privadas e públicas com a Fundação Victor Civita, que são expressas através da análise dos Editoriais de Estudos & Pesquisas Educacionais. Objetiva-se analisar a relação existente entre as entidades privadas e a Fundação Victor Civita no âmbito educacional. Utiliza-se os fundamentos do materialismo histórico dialético, segundo Kosik (1976) e Kopnin (1993). Defende-se a tese da existência de uma rede de entidades privadas que se articulam à Fundação Victor Civita por intermédio dos editoriais de pesquisa, a fim de viabilizar estudos que ratificam o conteúdo do projeto orgânico de dominação da elite brasileira, o qual visa à manutenção das desigualdades existentes. Constatou-se, mediante as análises das tensões e contradições, que a Fundação Victor Civita, em articulação com uma rede composta, principalmente, por entidades privadas ? além de universidades, grupos de pesquisa e secretarias de educação municipais e estaduais ? que atuam na educação com o objetivo de fortalecer o projeto privatista de educação e agudizar as desigualdades.
Downloads
Referências
CASIMIRO, Fernando Henrique Calheiros. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FREITAS, Luís Carlos. A reforma empresarial na educação: nova direita; velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FREITAS, Luís Carlos de. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos Reformadores Empresariais. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 48-59, jun. 2014 (Dossiê: Conjuntura).
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 1. Fundação Victor Civita, São Paulo, 2010.
Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/#volume-1. Acesso em: 24 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 2. Fundação Victor Civita, São Paulo, 2011. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/#volume-2. Acesso em: 24 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 3. Fundação Victor Civita, São Paulo, 2012. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/#volume-3. Acesso em: 24 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 4. Fundação Victor Civita, São Paulo, 2013. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/#volume-4. Acesso em: 24 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos & Pesquisas Educacionais – n. 5. Fundação Victor Civita, São Paulo, 2015. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/#volume-5. Acesso em: 24 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (Site). Área de Estudos & Pesquisas. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/estudos-e-pesquisas/. Acesso em: 3 abr. 2020.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (Site). Nossa história. Disponível em: https://fvc.org.br/especiais/fvc-nossa-historia/#nossa-historia. Acesso em: 3 abr. 2020.
KOPNIN, Pável. A Dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1993.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera Maria Vidal (org.). Diálogos sobre as redefinições do papel do Estado e sobre as fronteiras entre o público e o privado. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação: projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez., 2015. (Dossiê: Base nacional comum: Projetos curriculares em disputa).
REVISTA VEJA (Site). Fábio Carvalho conclui aquisição do Grupo Abril. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/fabio-carvalho-conclui-aquisicao-do-grupo-abril/. Acesso em: 18 jan. 2021.
SOUSA. Cristiane Lopes de. A Fundação Victor Civita como reflexo da relação do empresariado brasileiro com as políticas para o Ensino Médio e a Juventude. 172 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Belém, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.