LA Fundação Victor Civita e a rede de instituciones públicas y privadas en educación

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DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23300

Palabras clave:

Fundação Victor Civita. Relación público-privada. Empresariado Brasileño. Educación.

Resumen

En este artículo, se realiza un estudio a cerca de la articulación entre diversas instituciones privadas y públicas con la Fundación Victor Civita, que son expresas a través del análisis de los Editoriales de Estudios y Investigaciones Educativas. Se tiene como objetivo analizar la relación existente entre las instituciones privadas y la Fundación Victor Civita en el ámbito educativo. Se utilizan los fundamentos del materialismo histórico dialéctico, según Kosik (1976) y Kopnin (1993). Se defiende la tesis de la existencia de una red de instituciones privadas que se articulan con la Fundación Victor Civita por intermedio de los editoriales de investigación, bajo la intención de viabilizar estudios que ratifiquen el contenido del proyecto orgánico de dominación de la élite brasileña que tiene como objetivo el mantenimiento de las desigualdades existentes. Se constató, mediante el análisis de las tensiones y contradicciones, que la Fundación Victor Civita, en  articulación con una red compuesta principalmente por entidades privadas – además de universidades, grupos de investigación y departamentos de educación municipales y estatales –, opera en la educación con el objetivo de fortalecer el proyecto de educación privada y exacerbar las desigualdades.

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Biografía del autor/a

Cristiane Lopes de Sousa, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/Associação Plena em Rede (EDUCANORTE) vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). E-mail: crixxlopesaf@gmail.com. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação (GEPTE). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5851-7174.

 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação ? mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e o EDUCANORTE ? Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado, sendo eleito vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação, Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA e membro da Comissão da Área de Educação junto a CAPES. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

10-02-2021

Cómo citar

de Sousa, C. L., & Araujo, R. M. de L. . (2021). LA Fundação Victor Civita e a rede de instituciones públicas y privadas en educación. Educación En Cuestión, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID23300