O estágio docente como uma comunidade de prática crítica-experimental

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DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24237

Palavras-chave:

Estágio docente, Comunidades de Prática, Ensino. Aprendizagem

Resumo

Desenvolvo neste ensaio alguns argumentos que pretendem relacionar o estágio docente à concepção de comunidades de prática. Noção desenvolvida por Etienne Wenger, a comunidade de prática é pensada como um agrupamento de sujeitos que, engajados na aprendizagem do ofício pelo qual são apaixonados, reúnem-se voluntariamente para firmar, aperfeiçoar e manter esse compromisso. Tomando por base essa construção, argumento que alguns obstáculos históricos do estágio supervisionado de professores, em especial a desvinculação entre teoria e prática e o tímido diálogo entre universidade e escola, podem ser confrontados por intermédio do estabelecimento de uma comunidade de prática pedagógica. Contemplada por atores de diversas instituições, manteria sua unidade devido à paixão pelo ensinar, ao desejo de aprender e à aventura de experimentar didáticas no âmbito da diferença e da tradução pedagógica. Porém, para o êxito desse processo não teremos fórmulas prontas: os parâmetros de cada comunidade teriam que ser pautados localmente e artesanalmente.

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Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas

Professor no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa “Formação continuada de Professores” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Batista, B. N. (2021). O estágio docente como uma comunidade de prática crítica-experimental. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24237

Edição

Seção

Artigos