Ensinar a ler: finalidades docentes no contexto da alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24442

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino de leitura. Finalidades para ensino da leitura. Professoras alfabetizadoras.

Resumo

Este artigo trata das finalidades docentes para o ensino inicial da leitura. A relevância de tal discussão está amparada no fato de que, mesmo em uma sociedade essencialmente grafocêntrica, a alfabetização – ensino da leitura e escrita – ainda representa um desafio para as redes de ensino do Brasil. Como opção metodológica, foi adotada uma abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com quatro professoras alfabetizadoras atuantes em escolas da rede municipal do Recife. O aporte teórico está pautado nos estudos de Soares (1998, 2015, 2016); Lerner (2002); Cafiero (2005); Leal e Melo (2006); entre outros. A partir da imersão nos dados, foi observado que as docentes constroem estratégias metodológicas variadas, ao desenvolverem ações de ensino da leitura, em que as intenções primordiais consistem em favorecer aos (às) estudantes o estabelecimento de relações com os textos, para aquisição de saberes escolares e extraescolares, além de proporcionarem uma formação leitora que contemple a dimensão do prazer no ato de ler.

 

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

Felix de Lima Sousa, A., & Amorim Gomes Costa-Maciel, D. (2021). Ensinar a ler: finalidades docentes no contexto da alfabetização. Revista Educação Em Questão, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24442

Edição

Seção

Artigos