Formação docente no modelo realista-reflexivo

uma aproximação do contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24757

Palavras-chave:

Formação realista-reflexiva, Formação docente, Educação a distância

Resumo

Este artigo explora a formação docente no modelo realista-reflexivo com o objetivo de aproximá-lo ao contexto lusófono. Trata-se de uma abordagem neo-vygotskiana de construção colaborativa dos conhecimentos descritivo e normativo em simbiose com a prática, por meio da reflexão crítica cíclica autorregulada: consideram-se as experiências e os conhecimentos prévios, o sistema de crenças e os valores. Apresenta-se as principais características do modelo realista-reflexivo, as etapas de desconstrução, co-construção e reconstrução, os ciclos reflexivos, as marcas de autorregulação, e ferramentas como rubrica guia e de verificação da aprendizagem, além de relatos de casos práticos da Espanha e dos Países Baixos. Concluiu-se que os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em específico o Brasil, podem ser beneficiados com formação de professores no prisma realista-reflexivo, sobretudo, na modalidade de Educação a Distância, e por ser um campo pertinente que precisa ser mais intensamente pesquisado e praticado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Professor do departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade de Girona (UdG), Espanha. Membro grupo de pesquisa - Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA).

Ángel Alsina, Universidade de Girona

Professor do departamento de didáticas específicas da Universidade de Girona (UdG), Espanha. Professor principal do grupo de pesquisa - Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA).

Referências

ADKIN, Neil. Cicero’s Academica and Jerome. Cuaderno Filosofia Clásica Estudios Latinos, n. 16, p. 11-25, 1999. ISSN: 1131-9062.

ALSINA, Ángel. Hacia una formación transformadora de futuros maestros de matemáticas: avances de investigación desde el modelo Realista-Reflexivoavances de investigación desde el modelo Realista-Reflexivo. Uni-pluriversidad, v. 19, n. 2, p. 60-79, 2019. Doi: 10.17533/udea.unipluri.19.2.05.

ALSINA, Ángel; BUSQUESTS, Oriol; ESTEVE, Olga; TORRA, Montserrat. La reflexió sobre la pròpia pràctica: una eina per progressar en l’ensenyament de les matemàtiques. In: UNIVERSITATS, G. D. C. D. D. I. Programa de formació per a l’ensenyament de les matemàtiques. 2006. p. 37-44.

ALSINA, Ángel; BATLLORI, Roser; FALGÁS, Margarida; GÜELL, Roser; VIDAL, Isabel. ¿Cómo hacer emerger las experiencias previas y creencias de los futuros maestros? Prácticas docentes desde el modelo realista. Revista de Docencia Universitaria, v. 2, n. 14, p. 11-36, 2016.

ALSINA, Ángel; AYLLÓN, Sara; COLOMER, Jordi; FERNANDEZ-PEÑA, Rosario; FULLANA, Judit; PALLISERA, Maria; PÉREZ-BURRIEL, Marc; SERRA, Laura. Improving and evaluating reflective narratives: A rubric for higher education students. Teaching and Teacher Education, v. 63, p. 148-158, 2017. ISSN 0742-051X.

ALSINA, Ángel; BATLLORI, Roser; FALGÁS, Margarida; VIDAL, Isabel. Marcas de autorregulación para la construcción del perfil docente durante la formación inicial de maestros. Revista Complutense de Educación, v. 30, n. 1, p. 55-74, 2019. ISSNe: 1988-2793.

ALSINA, Ángel; AYLLÓN, Sara; COLOMER, Jordi. Validating the Narrative Reflection Assessment Rubric (NARRA) for reflective narratives in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 44, n. 1, p. 155-168, 2018.

ALSINA, Ángel; BATLLORI, Roser. Hacia una formación del profesorado basada en la integración entre la práctica y la teoría: una experiencia en el Practicum desde el modelo realista. Investigación en la Escuela, p. 5-18, 2013.

ALSINA, Ángel; MULÀ, Ingrid. Advancing towards a Transformational Professional Competence Model through Reflective Learning and Sustainability: The Case of Mathematics Teacher Education. Sustainability, Switzerland, v. 11, n. 4039, p. 1-17, 26, 2019.

AMADO, Carolina; PEDRO, Ana. Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature review. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-27, 2020. DOI | 10.21680/1981-1802.

ARAGÓN, Rosane; ZORZI, Analisa; TURCHIELO, Luciana Boff. Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância. Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-22, 2020. DOI: 10.21680/1981-1802.2020.

BOGHOSSIAM, Peter. Behaviorism, constructivism, and Socratic pedagogy. Educational Philosophy and Theory, v. 38, n. 6, p. 713-722, 2006.

BRASIL. Censo da Educação Superior: notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasilia. 2019.

BRASIL. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília. 2021a.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2021. Diário Oficial da União, Brasília, v. Seção 1, p. 19-23, 6 Janeiro 2021b.

CPLP. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, 2020. Disponivel em: <http://www.cplp.org/>. Acesso em: 12 Maio 2020.

DAMO, Homero. O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe. Griot : Revista de Filosofia, v. 12, n. 2, 2015. ENGELBERTINK, M. M. J. et al. The reflection level and the construction of professional identity of university students. Reflective Practice: International and Multidisciplinary Perspectives, p. 1-13, 2020.

ESTEVE, Olga; MELIEF, Ko; ALSINA, Àngel; TIGCHELAAR, Anke; KORTHAGEN, Fred; RIJSWIJK, Martine; CARANDELL, Zinka; KEIM, Lucrecia; TICHGELAAR, Anna; MÁRQUEZ, Conxita; BONIL, Josep; PUJOLÀ, Joan-Thomàs; DOMINGO, Àngels. Creando mi profesion. Una propuesta para el desarrollo profesional del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2010.

ESTEVE, Olga; ALSINA, Ángel. Más allá del Power Point: promoviendo el aprendizaje activo en la formación de maestros no presencial. ptcedh , 16, n. 3, 2020.

FREUDENTHAL, Hans. Revisiting mathematics education. Dordrecht: Academic Publishers, 1991.

HANNA, Fadie; OOSTDAM, Ron; SEVERIENS, Sabine E.; ZIJLSTRA, Bonne J. Domains of teacher identity: A review of quantitative measurement instruments. Educational Research Review, v. 27, p. 15-27, 2019.

HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. 22a. ed. São Paulo: Globo S.A., 2014.

KORTHAGEN, Fred A. J. La práctica, la teoría y la persona en la formación del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 68, n. 24,2, p. 83-101, 2010.

KORTHAGEN, Fred A. J. et al. Linking practice and theory: The pedagogy of realistic teacher education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

KRUGER, Justin; DUNNING, David. Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments. Journal of Personality and Social Psychology, v. 77, n. 6, p. 1121-1134, 1999.

MORIN, Edgar. Science avec Conscience. Paris: Fayard, 1990.

FERNÁNDEZ-PEÑA, Rosario; SAURINA, Laura Serra; FULLANA, Judit; ALSINA, Àngel, COLOMER, Jordi; AYLLÓN, Sara; BURRIELL, Marc Pérez; PALLISERA, Maria. Validación de una rúbrica para la evaluación de la narración reflexiva:la fase de valoración por expertos. CIDUI, 2016. ISSN: 2385-6203.

RODRIGUES-SILVA, Jefferson. Formação Realista-reflexiva baseada na obra a Arte de Ser um perfeito mau professor. Belo Horizonte: Instituto Federal de Minas Gerais, 2020.

SCHÖN, Donald. The Reflective Practitioner. How Professionals Think in Action. London: Temple Smith, 1983.

SERDÀ, Bernat Carles; ALSINA, Ángel. El portafolio: efectos de un proceso de implementación autorregulado. Cultura y Educación, v. 25, n. 3, p. 323-336, 2013.

SHULMAN, Lee S. Teaching, Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Reseacher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SIDORKIN, Alexander M. Financial Literacy and the Curricularization of Knowledge. In: SMEYERS, Paul. International Handbook of Philosophy of Education. Switzerland: Springer International Handbooks of Education, v. 1, 2018. p. 1223-1234. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72761-5.

STOKER, Bram. Drácula. Tradução de Marsely de Marco. São Paulo: Chronos, 2020. ISBN: 978-85-8442-457-3.

VAN LIER, Leo. The Ecology and Semiotics of Language Learning: A Sociocultural Perspective. New York: Kluwer Academic Publishers, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Mind in society. The development of higher psychological processes. Cambridge (Mass): Harward University Press, 1978.

Publicado

18-08-2021

Como Citar

Rodrigues-Silva, J., & Alsina, Ángel. (2021). Formação docente no modelo realista-reflexivo: uma aproximação do contexto brasileiro. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24757

Edição

Seção

Artigos