Formação docente no modelo realista-reflexivo

uma aproximação do contexto brasileiro

Palavras-chave: Formação realista-reflexiva, Formação docente, Educação a distância

Resumo

Este artigo explora a formação docente no modelo realista-reflexivo com o objetivo de aproximá-lo ao contexto lusófono. Trata-se de uma abordagem neo-vygotskiana de construção colaborativa dos conhecimentos descritivo e normativo em simbiose com a prática, por meio da reflexão crítica cíclica autorregulada: consideram-se as experiências e os conhecimentos prévios, o sistema de crenças e os valores. Apresenta-se as principais características do modelo realista-reflexivo, as etapas de desconstrução, co-construção e reconstrução, os ciclos reflexivos, as marcas de autorregulação, e ferramentas como rubrica guia e de verificação da aprendizagem, além de relatos de casos práticos da Espanha e dos Países Baixos. Concluiu-se que os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em específico o Brasil, podem ser beneficiados com formação de professores no prisma realista-reflexivo, sobretudo, na modalidade de Educação a Distância, e por ser um campo pertinente que precisa ser mais intensamente pesquisado e praticado.

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Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Professor do departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade de Girona (UdG), Espanha. Membro grupo de pesquisa - Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA).

Ángel Alsina, Universidade de Girona

Professor do departamento de didáticas específicas da Universidade de Girona (UdG), Espanha. Professor principal do grupo de pesquisa - Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA).

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Publicado
18-08-2021
Como Citar
Rodrigues-Silva, J., & Alsina, Ángel. (2021). Formação docente no modelo realista-reflexivo. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24757
Seção
Artigos