O educador no espaço das políticas de assistência social

aportes teóricos-metodológicos e éticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25084

Palavras-chave:

Educadores sociais, Políticas Públicas, Assistência Social, Formação Profissional

Resumo

O artigo tem como foco a atuação dos educadores sociais no campo das políticas públicas, especificamente, das políticas de assistência social no âmbito do qual, tal função tem sido assumida tanto por indivíduos egressos do ensino médio, quanto por profissionais oriundos de cursos de humanidades. Partindo do pressuposto de que nem sempre os sujeitos que assumem a função de “educadores sociais” sentem-se preparados para uma atuação qualificada junto aos usuários da política de assistência social, o texto busca oferecer um conjunto de reflexão de ordem teórico-metodológica e ética como subsídio à ação desse profissional na perspectiva do desenvolvimento humano e social. Para tanto, fundamenta-se nas reflexões de diversos pensadores, bem como nos pressupostos da teoria Sócio-histórica. A intenção, é oferecer aos educadores sociais que atuam em contexto de vulnerabilidade e exclusão, uma reflexão sistemática que possa nortear suas práticas numa ótica da competência técnica, compromisso político e sensibilidade humana.

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Biografia do Autor

Marcelo Saturnino da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Prof. do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Campus III (Guarabira, Paraíba). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Observação Permanente sobre as transformações do mundo rural do Nordeste (UFPE) e Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFCG).

Verônica Pessoa da Silva , Universidade Estadual da Paraíba

Prof.ª Titular da Universidade Estadual da Paraíba ? Campus III. Guarabira (Paraíba). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PELEJA  Pesquisas e Estudos em Letramentos de Jovens e Adultos (UEPB). Membro do Grupo Articulador do Fórum de EJA do Estado da Paraíba e do Fórum Regional de EJA e Integrante do Fórum de EJA.

Germana Alves de Menezes , Universidade Estadual da Paraíba

Prof.ª da Universidade Estadual da Paraíba- Campus III. Guarabira (Paraíba). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (UFPB).

 

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Publicado

23-09-2021

Como Citar

Saturnino da Silva, M., Pessoa da Silva , V. ., & Alves de Menezes , G. . (2021). O educador no espaço das políticas de assistência social: aportes teóricos-metodológicos e éticos. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25084

Edição

Seção

Artigos