Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID25293Palavras-chave:
Internacionalização da Educação, Formação de Professores de Inglês, Institutos Federais, SETEC/CAPES-NOVAResumo
Neste artigo, investiga-se as representações discursivas sobre internacionalização da educação por professores de inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) participantes do Programa SETEC-CAPES/NOVA de formação continuada. Os pressupostos teórico-metodológicos orientam-se pela Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016 [1992]; 2003) e pela Internacionalização Crítica (VAVRUS; PEKOL, 2015; STEIN, 2019), que, respectivamente, encontram pontos de intersecção na mudança social por intermédio do discurso como prática social e nos princípios da ética, da equidade e da justiça social. Um questionário estruturado online foi aplicado em um grupo de professores de inglês a fim de possibilitar a geração dos dados. As respostas dos docentes participantes sinalizaram representações de internacionalização pautadas por aspectos benéficos do processo, evidenciando discursos hegemônicos e contra-hegemônicos. O estudo possibilitou compreender que delimitar hegemonias e contra-hegemonias nas representações discursivas dos professores participantes acerca da internacionalização é tarefa complexa, pois nessas representações coexistem sentidos híbridos e conflitivos.
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