Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID25293

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação, Formação de Professores de Inglês, Institutos Federais, SETEC/CAPES-NOVA

Resumo

Neste artigo, investiga-se as representações discursivas sobre internacionalização da educação por professores de inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) participantes do Programa SETEC-CAPES/NOVA de formação continuada. Os pressupostos teórico-metodológicos orientam-se pela Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016 [1992]; 2003) e pela Internacionalização Crítica (VAVRUS; PEKOL, 2015; STEIN, 2019), que, respectivamente, encontram pontos de intersecção na mudança social por intermédio do discurso como prática social e nos princípios da ética, da equidade e da justiça social. Um questionário estruturado online foi aplicado em um grupo de professores de inglês a fim de possibilitar a geração dos dados. As respostas dos docentes participantes sinalizaram representações de internacionalização pautadas por aspectos benéficos do processo, evidenciando discursos hegemônicos e contra-hegemônicos. O estudo possibilitou compreender que delimitar hegemonias e contra-hegemonias nas representações discursivas dos professores participantes acerca da internacionalização é tarefa complexa, pois nessas representações coexistem sentidos híbridos e conflitivos.

 

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Biografia do Autor

Lauro Sérgio Machado Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade de Brasília. Integrante do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/UnB).

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Graduado em Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Seus focos de interesse em pesquisa são: crenças ou representações sobre o ensino e aprendizagem de línguas em diferentes idades; ensino e aprendizagem de línguas e análise / produção de material didático, formação de professores de línguas para o ambiente presencial e / ou virtual, geopolítica do português brasileiro e políticas de ensino / aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras / complementares.

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

Machado Pereira, L. S., & da Silva, K. A. . (2021). Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuada. Revista Educação Em Questão, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID25293

Edição

Seção

Artigos