Professores acolhedores

interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502

Palavras-chave:

Professor acolhedor, Estratégias metodológicas de ensino, Autonomia, Escuta.

Resumo

 Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, desenvolvido junto a professores/pesquisadores portugueses cujos relatos atribuíram ao professor acolhedor uma postura prática, ética e responsável ao possibilitar a criação de vínculo e de um ambiente de confiança. Dos relatos veio também a ideia da educação como processo diretamente associado com as emoções; o emocionar como condição para a aprendizagem humana. Concluímos que ao professor acolhedor, cabe o compromisso em adotar práticas humanizadas, saindo de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento abrigando emoções e o protagonismo de alunos no seu próprio desenvolvimento. Além de favorecer a construção de ambientes de confiança que fortaleçam o ato de educar.

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Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade de Caxias do Sul

Prof.ª Dr.ª da Universidade de Caxias do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS).

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Prof. Dr. da Universidade de Aveiro e Investigador no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) de Portugal.

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Prof. Dr. da Universidade de Caxias do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS).

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Patrício de Arruda, M., Marques Vieira, R. ., & da Rosa, G. . A. . (2021). Professores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502

Edição

Seção

Artigos