O idoso como sujeito social na educação

pelo direito de ter voz, vez e lugar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26508

Palavras-chave:

Idosos, Educação de Jovens e Adultos, Direito à Educação, Aprendizagem ao longo da vida.

Resumo

O fenômeno do prolongamento da etapa vital dos indivíduos resulta de políticas de ampliação de direitos e melhorias dos padrões de qualidade de vida, em uma parte significativa do planeta trazendo o desafio do atendimento da população idosa, nas esferas do sistema educativo. Contudo, a legislação educacional brasileira reflete a marginalização e invisibilidade da população idosa, não obstante sua presença na modalidade EJA e o seu crescimento como demandante de direitos nos âmbitos sociais e econômicos. O objetivo do presente artigo é discutir a ressignificação do espaço escolar operada pelos sujeitos idosos que se propõem retomar seus estudos, matriculando-se na modalidade EJA, em uma escola pública da rede municipal de Natal-RN. A partir do diálogo com suas histórias de vida, analisamos o conjunto de significações trazidos por esses sujeitos apontando a escola como lugar de reparação da negação ao direito à educação quando infantes e de acolhimento de suas necessidades de socialização, partilha de experiências e aprendizados.

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Biografia do Autor

Alessandro Augusto de Azevêdo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É integrante da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

José Danilo da Silva Viana, Centro Educacional Teresa de Lisieux

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor do Centro Educacional Teresa de Lisieux (Brasil).

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Publicado

10-02-2022

Como Citar

de Azevêdo, A. A. ., & da Silva Viana, J. D. . (2022). O idoso como sujeito social na educação: pelo direito de ter voz, vez e lugar. Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26508

Edição

Seção

Artigos