A investigação na formação inicial docente

um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937

Palavras-chave:

Políticas Educativas. Formação de Professores. Conhecimento Profissional Docente. Investigação-Acção.

Resumo

O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspectivas e tendências na actualidade. Reflectindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de um dispositivo de formação-investigação desenvolvido no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-acção como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Oliveira Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Prof.ª Dr.ª da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. É investigadora no CIES-IPS e no CICS. NOVA (Portugal).

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Oliveira Pires, A. L. (2021). A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação Em Questão, 59(62). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937

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Artigos