Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27188

Palavras-chave:

Representações sociais, Jovens periféricos, Práticas socioeducativas.

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador/Bahia. O objetivo foi investigar como as representações sociais de jovens periféricos, construídas sobre o futuro, contribuem com imagens que orientem práticas socioeducativas. Apoiado nas ideias de Moscovici (1978); Jodelet (2001); Durand (1995; 2011; 2002) e Corbin (1995) entendemos que os constructos do imaginário como “matéria imaginada”, emergem elementos representacionais que implicam nas práticas sociais cotidianas exercidas nos espaços vividos. Aplicamos entrevista semiestrutura e o protocolo AT-9 aos três jovens do Centro Cultural de Plataforma, e analisamos os dados pelos preceitos do Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados revelaram imagens de possibilidades e expectativas de futuro, cuja consciência da realidade social se faz presente, nas práticas socioeducativas.

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Biografia do Autor

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Prof. Dr. da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. É Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES).

Walter Von Czékus Garrido, Universidade do Estado da Bahia

Prof. Dr. da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. É vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES).

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Publicado

30-03-2022

Como Citar

Bomfim, N. R., & Von Czékus Garrido, W. (2022). Representações sociais sobre o futuro de jovens periféricos e suas contribuições às práticas socioeducativas. Revista Educação Em Questão, 60(63). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27188

Edição

Seção

Artigos