Literatura pedagógica e escolarização da infância
saberes autorizados na e da educação paraibana (1932-1942)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27343Palavras-chave:
Literatura pedagógica, Escolarização da infância, Saberes autorizados, Revista do Ensino.Resumo
No estado da Paraíba, a partir dos anos 1920, efetua-se a circulação das ideias da Escola Nova. Entre as medidas da renovação escolar, a Diretoria do Ensino Primário cria a “Revista do Ensino” (1932-1942). Com base no exposto, objetiva-se refletir os saberes voltados à formação docente e à escolarização da infância paraibana, de modo a compreender a finalidade do ideário político-pedagógico da Escola Nova na Paraíba. Para tanto, a abordagem teórico-metodológica se associa às noções de forma e modo escolar de socialização (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001). Enquanto fontes documentais, o trabalho comporta o exame das Conferências constituintes das Semanas Pedagógicas e outras escrituras-escolares publicadas na e pela Revista do Ensino. O tratamento analítico das categorias, por sua vez, se orienta na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Feitos esses procedimentos, conclui-se que o ideário escolanovista na Paraíba visou à edificação de um novo educador para uma nova educação, e, especialmente, de um novo homem para uma nova sociedade.
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