A Pedagogia da Alternância e a Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27689

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Psicologia Histórico-Cultural, Educação socialista, Vigotski.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar possíveis correspondências aproximativas entre os princípios fundamentais que sustentam a metodologia da Pedagogia da Alternância, com os fundamentos da psicologia histórico-cultural de Lev Semionovich Vigotski, especialmente no que tange à noção de vivência (perejivanie) e de signos culturais como mediadores das internalizações e formação das funções psíquicas superiores. Fomenta-se tal empreitada a escassez de trabalhos nessa direção. Para tanto, fundamenta-se a argumentação por meio da revisão bibliográfica que tratam dos respectivos temas a partir de uma abordagem analítica qualitativa-reflexiva. Com esse propósito, no encadeamento do texto, primeiramente contextualiza-se a Pedagogia da Alternância, assim como apresenta-se algumas das principais características da Psicologia Histórico-Cultural. Em seguida apresenta-se algumas possíveis aproximações, para concluir com a apresentação de aspectos de diferentes teorias educacionais libertárias que também se aproximam das duas perspectivas em análise.

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Biografia do Autor

Wellington de Carvalho Pereira, Universidade de São Paulo

Mestrando em Educação e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

Teresa Cristina Rego, Universidade de São Paulo

Profª. Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

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Publicado

10-03-2022

Como Citar

de Carvalho Pereira, W., & Rego, T. C. . (2022). A Pedagogia da Alternância e a Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Revista Educação Em Questão, 60(63). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID27689

Edição

Seção

Artigos