A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28542Palavras-chave:
Pesquisa com crianças., Etnografia, Menos-adulto, TriangulaçãoResumo
O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação, como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos, partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para esse contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem as especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CAMARGO, Gisele Brandelero. A travessia da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental: a experiência da criança. 2020, 115f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2020.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artemed, 2011.
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 21 (66), 759-779, 2011.
FONSECA, Claudia. Quando cada caso não é um caso: Pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de janeiro, 10. 58-78, 1999.
GRAUE, M. Elizabeth; WALSH, Daniel J. Investigação etnográfica com crianças: Teorias, métodos e ética. Trad. Ana Maria Chaves. Lisboa – Portugal: Fundação Calouste Gulbernkian, 2003.
JAMES, Allison & PROUT, Alan (org.) Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporany Issues in the Sociological Study of Childhood. London: The Falmer Press, 1990.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, 19 (2), 04-27, 2011.
MANDELL, Nancy. The Least-Adult role in studying children. IN: WAKSLER, Frances Chaput. Studying the social worlds of children: sociological readings. London: The Falmer Press, 2003.
MARCHI, Rita de Cassia. Pesquisa Etnográfica com Crianças: participação, voz e ética. Educação & Realidade, Porto Alegre, 43 (2), 727-746, 2018.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas Qualitativas. Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, 20 (35), 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução. IN: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagens de programas sociais. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.
OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, 22 (40), 69-81, 2013.
PROUT, Alan; JAMES, Allison. Introduction e A New Paradigma for the Sociology of Childhood? Provenance, promise and problems. 2ª ed. In: JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood. London and New York: Routledge, 1-33, 2010.
SANTOS, Vanessa Silva dos. De Malinowski aos pós-modernos: uma breve reflexão acerca da pesquisa etnográfica na antropologia. Número temático: Metodologias de pesquisa em ciências sociais e humanas. A Cor das Letras – UEFS, n. 14, 2013.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.
SERRES, Michel. Criar. In: SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Portugal: Instituto Piaget, 7-44, 1993.
SIROTA, Regine. Le Métier d’Élève. Revue Française de Pédagogie, Paris: Institute National de Recherche Pedagogique, 104, 1993.
SOARES, Natália Fernandes. Infância e Direitos: Participação das Crianças nos Contextos de Vida – Representações, Práticas e Poderes. 2005, 492 f. (Tese Doutorado em Estudos da criança). Universidade do Minho: Instituto de Estudos da Criança, Portugal, 2005.
VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2ªed, Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.