A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28542

Palavras-chave:

Pesquisa com crianças., Etnografia, Menos-adulto, Triangulação

Resumo

O texto traz reflexões sobre a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação, como aporte metodológico para pesquisa com crianças. Considerou-se uma pesquisa com crianças que teve como objetivo de compreender o ponto de vista das crianças sobre como é a experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada nos estudos da Sociologia da Infância admitiu-se a perspectiva de que as crianças são sujeitos capazes e produtoras de conhecimento, atores sociais, criativos, partícipes do processo partilhado de construção da informação. Entende-se que a postura do menos-adulto é adequada para esse contexto de investigação, pois respeita a lógica própria das crianças e adapta os elementos científicos para que possam ser acessados pelas crianças. Entende-se que a etnografia, a postura do menos-adulto e a triangulação atendem as especificidades da pesquisa com crianças, tornando-se um aporte útil e eficiente.

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Biografia do Autor

Gisele Brandelero Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação. Professora adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná. Líder do Grupo de Estudos das crianças, cultura e educação (GEICE/UEPG).

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Doutora e Educação. Professora na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná. Professora no Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPR (linha de pesquisa: Linguagem, Corpo e Estética na Educação - LICORES). Líder do grupo EDUCAMOVIMENTO (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE UFPR – EDUCAMOVIMENTO/UFPR).

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Publicado

04-08-2022

Como Citar

Brandelero Camargo, G., & Camargo Garanhani, M. (2022). A etnografia, o menos-adulto e a triangulação na pesquisa com crianças. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28542

Edição

Seção

Artigos