Domínio da personalidade nas notas e na permanência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28633Palavras-chave:
Cursos Online Massivos e Abertos. Emoções de Realização. Personalidade. PermanênciaResumo
Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. Nesta direção, investigou-se se a personalidade e as emoções de realização experienciadas em um MOOC da área médica estão relacionadas à permanência e às notas dos estudantes. Questionários, análises de cluster e de regressão compuseram as especificações metodológicas. Os resultados dos questionários sobre emoções de realização tiveram confiabilidade baixa, não sendo possível concluir sobre eles, e o questionário de traços de personalidade, não indicou relação com as notas ou permanência. Os achados seguem a variabilidade de resultados na literatura, que não são unânimes ao afirmar correlações entre essas variáveis. Essas descobertas indicam que há outras variáveis mais relevantes ligadas à permanência e ao desempenho, requerendo instrumentos mais adequados para avaliar emoções de realização em MOOCs.
Downloads
Referências
AMADO, Carolina; PEDRO, Ana. Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature review. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-27, out./dez. 2020.
BEZUS, Svetlana N.; ABDUZHALILOV, Kholik A.; RAITSKAYA, Lilia K. Distance learning nowadays: the usage of didactic potential of moocs (on platforms coursera, edx, universarium) in higher education. In: The 4th International Conference on Education and Multimedia Technology, Kyoto, 2020. Anais [...]. Kyoto: Association for Computing Machinery, 2020. Online.
BHAGAT, Kaushal Kumar; WU, Leon Yufeng; CHANG, Chun-Yen. The impact of personality on students' perceptions towards online learning. Australasian Journal of Educational Technology, Gold Coast, v. 35, n. 4, p. 98-108, ago. 2019.
CHEN, Guanliang; DAVIS, Dan; HAUFF, Claudia; HOUBEN, Geert-Jan. On the impact of personality in massive open online learning. In: Proceedings of the Conference on User Modeling Adaptation and Personalization, Halifax, 2016. Anais [...]. Halifax: Association for Computing Machinery. 2016. Online.
DAL SANTO, Letizia; PEÑA-JIMENEZ, Marco; CANZAN, Federica; SAIANI, Luisa; BATTISTELLI, Adalgisa. The emotional side of the e-learning among nursing students: The role of the affective correlates on e-learning satisfaction. Nurse Education Today, Reino Unido, v. 110, s/n, p. 1-8, mar. 2022.
DAMIAN, Rodica Ioana; SPENGLER, Marion; SUTU, Andreea; ROBERTS, Bren W. Sixteen going on sixty-six: a longitudinal study of personality stabilityand change across 50 years. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 117, n. 3, p. 674–695, set. 2019.
DANG, Aditi; KHANRA, Sayantan; KAGZI, Muneza. Barriers towards the continued usage of massive open online courses: a case study in India. The International Journal of Management Education, Holanda, v. 20, n. 1, p. 1-13, mar. 2022.
DING, Yan; ZHAO, Ting. Emotions, engagement, and self-perceived achievement in a small private online course. Journal of Computer Assisted Learning, v. 36, n. 4, p. 449-457, ago. 2020.
FELLMAN, Daniel; LINCKE, Alisa; JONSSON, Bert. Do individual differences in cognition and personality predict retrieval practice activities on moocs? Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 11, s/n, p. 1-10, ago. 2020.
FUENTE, Jesús De La; PAOLONI, Paola; KAUFFMAN, Douglas; SOYLU, Meryem Yilmaz; SANDER, Paul; ZAPATA, Lucía. Big five, self-regulation, and coping strategies as predictors of achievement emotions in undergraduate students. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basiléia, v. 17, n. 10, p. 1-20, maio. 2020.
GOSLING, Samuel D.; RENTFROW, Peter J.; SWANN JR., William B. A very brief measure of the Big-Five personality domains. Journal of Research in Personality, v. 37, n. 6, p. 504-528, dez. 2003.
HARLEY, Jason M.; CARTER, Cassia K.; PAPAIOANNOU, Niki; BOUCHET, François; LANDIS, Ronald S.; AZEVEDO, Roger; KARABACHIAN, Lana. Examining the predictive relationship between personality and emotion traits and learners’ agent-directed emotions. In: The 17th Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2015), 2015, Madrid. Anais [...]. Madrid: Hal Open Science, 2015. Online.
HENDERIKX, Maartje; KREIJNS, Karel; XU, Kate M. Investigating the associations between emotion, cognitive load and personal learning goals: the case for moocs. In: DE LAET, T.; KLEMKE, R.; ALARIO-HOYOS, C; HILLIGER, I; ORTEGA-ARRANZ, A. Technology-Enhanced Learning for a Free, Safe, and Sustainable World. Cham: Springer, 2021.
LI, Mingyong; GE, Mingyuan; ZHAO, Honggang; AN, Ziye. Modeling and analysis of learners’ emotions and behaviors based on online forum texts. Computational Intelligence and Neuroscience, v. 2022, s/n, p. 1-14, Jan. 2022.
LIU, Bowen; XING, Wanli; ZENG, Yifang; WU, Yonghe. Quantifying the Influence of Achievement Emotions for Student Learning in MOOCs. Journal of Educational Computing, Londres, v. 59, n. 3, p. 429-452, ago, 2021.
MATCHA, Wannisa; GAŠEVI?, Dragan; JOVANOVI?, Jelena; UZIR, Nora'ayu Ahmad; OLIVER, Chris; MURRAY, Andrew; GASEVIC, Danijela. Analytics of learning strategies: the association with the personality traits. In: Proceedings of the Tenth International Conference on Learning Analytics & Knowledge, 2020, Frankfurt. Anais [...]. Frankfurt : Association for Computing Machinery. 2020. Online.
OSIPOVSKAYA, Elizaveta; BUDNIK, Ekaterina. Correlation between ratings of moocs and students’ characteristics. In: BYLIEVA, Daria; NORDMANN, Alfred; SHIPUNOVA, Olga; VOLKOVA, Violetta. Knowledge in the Information Society. Cham: Springer, 2021.
PEKRUN, Reinhard. Emotion and achievement during adolescence. Child Development Perspectives, v. 11, n. 3, p. 215-221, Jun. 2017.
PEKRUN, Reinhard; GOETZ, Thomas; FRENZEL, Anne C.; BARCHFEL, Petra; PERRY, Raymond P. Measuring emotions in students’ learning and performance: The Achievement Emotions Questionnaire (AEQ). Contemporary Educational Psychology, v. 36, n. 1, p. 36-48, Jan. 2011.
PEKRUN, Reinhard; LICHTENFELD, Stephanie; MARSH, Herbert W.; MURAYAMA, Kou; GOETZ, Thomas. Achievement emotions and academic performance: longitudinal models of reciprocal effects. Child Development, v. 88, n. 5, p. 1653-1670, set./out. 2017.
PIMENTEL, Carlos Eduardo; FERREIRA, Diogo Conque Seco; VARGAS, Marlizete Maldonado; MAYNART, Viviane Andrade Prado; MENDONÇA, Diego Cardozo. Preferência Por Estilos De Filmes E Suas Diferenças Nos Cinco Fatores De Personalidade. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 9, n. 2, p. 233-244, jul./dez. 2014.
RETTEW, David C.; MCGINNIS, Ellen W.; COPELAND, William; NARDONE, Hilary Y. N; BAI, Yang; RETTEW, Jeff; DEVADENAM, Vinay; HUDZIAK, James J. Personality trait predictors of adjustment during the COVID pandemic among college. PLoS ONE, São Francisco, v. 16, n. 3, p. 1-11, mar. 2021.
RÕÕM, Marili; LEPP, Marina; LUIK, Piret. Dropout time and learners’ performance in computer programming moocs. Education Sciences, v. 11, n. 10, p. 1-13, out. 2021.
SEGERSTROM, Suzanne C.; SMITH, Gregory T. Personality and coping: individual differences in responses to emotion. Annual Review of Psychology, v. 70, n. 1, p. 651-671, jan. 2019.
SORI?, Izabela; PENEZI?, Zvjezdan; BURI?, Irena. Big five personality traits, cognitive appraisals and emotion regulation strategies as predictors of achievement emotions. Psychological Topics, v. 22, n. 2, p. 325-349. 2013.
ZHANG, XiaoJie.; CHEN, Guang.; XU, Bing. The influence of group big-five personality composition on student engagement in online discussion. International Journal of Information and Education Technology, v. 10, n. 10, p. 744-750, Out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.